Vacina tríplice bacteriana acelular para gestante em 2014

A vacina tríplice acelular (DPaT) é constituída de antígenos protetores contra a difteria, coqueluche e tétano.

14/11/2014 12h11m. Atualizado em 26/11/2014 23h31m por:

 

vacina tríplice gravidasA partir de 3 de novembro em todas as cidades do estado nos postos de saúde, será fornecido para gestantes acima da 27 semana de gravidez a Vacina tríplice bacteriana acelular.  Além das grávidas, os profissionais de saúde que trabalham em maternidades e berçários, como anestesistas, ginecologistas obstétricos, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, também serão imunizados.

No calendário da criança, a vacina tríplice é feita aos 2, 4, 6 meses, com dose de reforço entre 15 e 18 meses e após mais um reforço entre 4 e 6 anos de idade. Confere proteção contra doenças como: difteria, o tétano e a coqueluche.

Conheça as doenças

A difteria é uma doença bacteriana grave que provoca infecção na garganta e pode atingir o coração e o Sistema Nervoso Central.

O tétano é uma doença bacteriana rara, mas pode ocasionar quadro grave de contrações musculares que podem levar ao óbito.

A coqueluche é uma doença altamente contagiosa e responsável por grande mortalidade em lactentes. Causa infecção do trato respiratório e caracteriza-se por acessos de tosse de grande intensidade.

vacina gravidas

Vacina Tríplice Acelular aplicada em grávidas a partir 27 semana gestação

Hoje em dia temos a vacina Tríplice ACELULAR, que tem a mesma proteção dada pela vacina tríplice comum (existente nos Postos de Saúde), mas que reduz bastante os seus indesejáveis efeitos colaterais (febre alta e bastante dor no local da aplicação).

Os casos de coqueluche no mundo e no Brasil tem tido um grande aumento nos últimos anos, inclusive no Brasil o limite máximo vêm sendo ultrapassado a partir de 2011 e 2012 o número de casos vem se mantendo em níveis epidêmicos.

Estudos apontam que adultos e principalmente a mãe ou gestante, é um agente transmissor da coqueluche para criança. Sendo assim , a vacinação de gestantes com a vacina tríplice acelular poderá contribuir tanto para a diminuição da transmissão precoce para o lactente, como poderá oferecer proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando o bebê ainda não completou o esquema vacinal.

Vacinar mulheres grávidas durante o final do segundo trimestre e o terceiro é seguro pois, a vacina tríplice acelular é uma vacina inativada e não representa risco para a gestante e nem para o feto.

Recomendações

O ACIP ( Comitê Assessor das Práticas de Imunização/CDC/USA) publicou em 6 de dezembro de 2012 uma atualização das recomendações provisórias sobre o uso da vacina tríplice bacteriana acelular adulto para gestantes:

-O ACIP indica que os profissionais de saúde que atuam no pré-natal implementem um programa de imunização com dTpa para todas as gestantes.
-A dose de dTpa deve ser administrada durante cada gestação da paciente independente de história prévia de vacinação com dTpa.
-Seu uso é recomendado entre a 27ª e 36ª semana de gestação a fim de maximizar a resposta materna e a e a transferência passiva de anticorpos para o bebê.
-Mulheres gestantes que não receberam a dose de vacina tríplice bacteriana acelular, devem recebê-la no pós parto imediato.

Segurança

A vacina tríplice bacteriana acelular do adulto (dTpa) é segura e pode ser administrada com outras vacinas indicadas para gestantes, tais como, vacina contra hepatite B e influenza.

Fonte:

– Ministério da Saúde- Relatório nº 46 do Comitê Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS

-ACIP provisional updated recommendations on use of tetanus toxoid, reduced diphtheria toxoid and acellular pertussis vaccine (Tdap) for pregnant women- December 6, 2012.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *