Sangue de cordão umbilical salva vidas

O cordão umbilical une o feto à placenta da mãe e é responsável pela nutrição e oxigenação do bebê durante a gestação.

27/04/2010 15h32m. Atualizado em 21/11/2014 11h25m por:

 

coleta do cordão umbilical

Guardar o sangue do cordão umbilical de seu bebê pode salvar vidas, a dele, de alguém da família ou mesmo de outras pessoas. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) de cada cem pacientes que precisam de um doador apenas 30% conseguem entre seus próprios familiares. Fora do ambiente familiar, as chances são menores. Sendo assim, a existência de um banco é importante, dará condição de auto-transplante, caso haja necessidade.

Sangue do cordão umbilical

O cordão umbilical geralmente é descartado (vai pro lixo literalmente) e poderia ser usado para aumentar o número de transplantes de medula óssea no Brasil, em pessoas de até 50kg. Caso o banco colete de seis a oito mil amostras, a chance de encontrar um doador chega a 70%.

As células do sangue do cordão umbilical  leva vantagem sobre a de medula óssea, as chances de rejeição das células transplantadas em relação ao corpo do paciente são menores.

Coleta do cordão umbilical

A coleta é realizada logo após o nascimento, quando o cordão umbilical é lacrado com uma pinça e separado do bebê, cortando a ligação entre o bebê e a placenta. A quantidade de sangue (cerca de 70 – 100 ml) que fica no cordão e na placenta é coletada para uma bolsa de coleta. Em seguida, já no laboratório de processamento, as células-tronco são separadas e preparadas para o congelamento.

Estas celulas são levadas a bancos de sangue específicos e armazenadas em tanques de nitrogênio liquido a -190°C, e disponíveis para serem transplantadas, podendo ser conservadas por até 20 anos, é confidencial e não será possível troca de informações entre doador e receptor.

O INCA oferece parceria para congelamento do cordão umbilical DE GRAÇA, dessa maneira o material será para qualquer paciente, havendo compatibilidade. Mas se seu bebê precisar depois, ele não terá prioridade. Em clínicas particulares esse tipo de congelamento, varia até R$ 5 mil reais, e com uma taxa de manutenção anual lde R$ 600 reais.

sangue cordão umbilical salva vidas

A clinica só é recomendada, no caso de mães que já tem filho que sofra de neoplasia na medula óssea (linfoma, leucemia, mieloma e anemia aplástica), caso contrário a doação para o REDOME é a mais acertada. Sabendo que com esse gesto poderá salvar vidas.

A REDOME significa: Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, telefone: (21) 3970-4100 , email:[email protected]. A coleta do cordão umbilical pode ser realizada na maternidade escolhida, para saber se ela tem esse serviço, entre em contato com o CEMO, no Rio de Janeiro pelo telefone: (21)2506-6215

O BSCUP ( Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário) são bancos ligados ao poder público, integrantes da BrasilCord – sua rede é composta pelo Hospital Albert Einstein(Instituto Nacional do Câncer) , hemocentros da Unicamp e de Ribeirão Preto.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *