Higiêne bucal em bebê.

A higiêne bucal deve ser realizada desde o nascimento da criança, a princípio com um gazes enrolado no dedo para limpar a gengiva.

09/05/2010 21h24m. Atualizado em 19/11/2014 21h49m por:

 

higiêne bucal em bebê

A amamentação é benéfico para saúde intelectual, nutricional e física do bebê, mas ainda tem mais uma vantagem , mamando o bebê vai respirar pelo nariz, sendo obrigado a morder, avançar e retrair as mandíbulas, propriciando assim um estímulo muscular e esquelético da face, com isso terá uma boa oclusão dentária.

Higiêne bucal deve ser feita desde do nascimento da criança

A higiêne bucal deve iniciar a partir do nascimento do bebê. Quando recém-nascido, a limpeza deve ser realizada com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para retirar os resíduos de leite que ficou.

A partir do nascimento dos primeiros dentes , a fralda deve ser trocada por uma dedeira. Quando aparecer primeiros molares decíduos, aproximadamente aos 18 meses, a higiêne deve ser feita com uma escova dental infantil com um creme dental sem flúor.

E é só a partir dos 2 a 3 anos de idade, que o creme dental fluoretado deve ser utilizado, é quando a criança já saberá cuspir o excesso.

A mamãe não deve soprar ou usar a colher para experimentar a comida do bebê, pois poderá transmitir o streptococcus mutans, bactéria que causa cárie.

Temos o odontopediatra, um especialista que vai orientar como agir na higiêne bucal de seu bebê, a data que deverá levar ao profissional, deve acontecer com o nascimento do primeiro dente decíduo, por volta dos seis meses.

A carie da mamadeira ocorre quando a criança geralmente a noite toma seu leite adoçado e após não é realizada a limpeza bucal adequada.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *