Problemas e ausência na ovulação

A falta de ovulação é um dos problemas mais comuns de infertilidade.

19/11/2014 14h55m. Atualizado em 19/11/2014 14h55m por:

 

ausência na ovulaçãoA ovulação é uma das etapas do ciclo menstrual, que toda mulher passa a ter assim que entra na puberdade, entre 11 e 13 anos, e que consiste no rompimento do folículo ovariano, liberando desta forma um óvulo dentro de seu útero. Este óvulo percorre o caminho até o útero, aonde aguarda pela fecundação, ou é liberado durante a menstruação. E este ciclo menstrual se repete durante a vida da mulher até a chegada da menopausa, por volta dos 50 anos, de uma forma continua e regular.

A falta de ovulação

Mas quando este ciclo menstrual se torna irregular e com intervalos muito prolongados entre uma menstruação e outra, a mulher pode estar sofrendo com problemas de falta de ovulação.

A ausência de ovulação é caracterizada pela liberação irregular dos óvulos no útero, durante o período menstrual, ou mesmo pela ausência da ovulação, que pode ser causada por alguns fatores específicos, como a síndrome do ovário policístico, que faz com que o folículo ovariano não se rompa, e com isso o óvulo não é liberado, ou mesmo o estresse do dia a dia.

Sintomas da falta de ovulação

Quando a falta de ovulação acontece, a mulher acaba passando por um período de infertilidade, que pode acontecer mesmo que ela tenha fertilidade comprovada.

E além da irregularidade do ciclo menstrual, existem alguns sintomas que podem indicar que a mulher está sofrendo de falta de ovulação, dentre eles:

• Hemorragia menstrual excessiva;
• Redução dos sintomas pré-menstruais;
• Menstruação ligeira;
• Ausência prolongada de menstruação;
• Complicações de saúde, como a síndrome do ovário policístico, problemas hormonais, baixo peso, estresse, problemas cardiovasculares, dentre outros.

Diagnosticando problemas de ovulação

Vale ressaltar que, às vezes, a mulher não apresenta nenhum dos sintomas relatados, mas acaba enfrentando muitos problemas para engravidar, e com isso a realização dos exames específicos para diagnóstico do problema devem ser realizados.

E para que o diagnóstico dos problemas de ovulação seja confirmado, o médico pode solicitar um ultrassom, que é realizado por volta do 12º dia do ciclo menstrual (em um ciclo de 28 dias), para verificar se ocorreu a ovulação.

Outro exame que pode ser realizado é o estudo hormonal, aonde uma amostra de sangue é coletada da mulher, durante o segundo ou terceiro dia em que ela estiver menstruando, para constatar a presença e a quantidade do hormônio folículo estimulante em sua corrente sanguínea.

Tratamento dos problemas de ovulação

O tratamento dos problemas de ovulação é feito de acordo com o resultado dos exames, e oferece um tratamento eficaz para a maioria dos casos, aumentando assim as chances da mulher se tornar mamãe. Em alguns casos, como o da síndrome do ovário policístico, o tratamento indicado é a reposição hormonal, que estimulam a produção dos óvulos, aumentando assim as chances da mulher engravidar. Outros fármacos também podem ser utilizados, para aumentar as chances da ovulação.

Já para as mulheres com uma vida muito agitada e estressante, o tratamento indicado é uma redução em seu ritmo diário, bem como uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos, que vão lhe trazer inúmeros benefícios em sua saúde.

Outra alternativa é a doação de óvulos, que é indicada para mulheres que querem se tornar mamães, mas que não puderam ser beneficiadas pelos tratamentos anteriores.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *