Novo calendário de vacinação infantil em 2010

admin May 12, 2010 1

calendário de vacinação infantil 2010

O SUS (Sistema ùnico de Saúde) disponibilizou a partir de 2010 o novo calendário de vacinação infantil, incorporando mais duas novas vacinas na rede pública para atender crianças menores de dois anos de idade: a pneumocócica 10-valente e a antimeningococo C-conjugada, ampliando a vacinação infantil.

Essas duas novas vacinas, imunizam as crianças contra meningite, pneumonia, sinusite e otite. Com isso, o calendário de vacinação infantil contará com 13 tipos diferentes de vacinas que imunizam 19 doenças.

Calendário de Vacinação Infantil 2010 pelo SUS, após a inclusão da pneumocócica 10-valente e anti-meningococo C, ficou assim:

1. BCG (contra tuberculose);
2. Vacina contra hepatite B;
3. DTP (contra difteria, tétano e coqueluche);
4. DTP+Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B );
5. DT (dupla adulto – contra difteria e tétano);
6. Vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B);
7. Vacina contra poliomielite;
8. Vacina contra rotavírus;
9. Vacina contra febre amarela;
10. Tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo);
11. Vacina contra Influenza (gripe);
12. Vacina Pneumocócica (contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia);
13. Vacina anti-meningocócica (contra doença meningocócica);

fonte: Ministério da Saúde

Tipos de Vacinas Infantil

Vacina gripe – é recomendado para crianças menores de 2 anos, esta faixa tem mais probabilidade de hospitalização se pegar a doença. A vacina deve ser aplicada em duas doses, com intervá-lo de um mês entre uma e outra. A partir de 2 anos se a criança estiver em grupo de risco a vacina deve ser dada em 1 dose anualmente.

Vacina Poliomielite – Existem dois tipos de vacina:
-Sabin (VOP) gotas – vírus vivo atenuado
- Salk (VIP) injetável – com vírus inativo.
Todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que foram imunizadas, devem receber a Sabin durante os dias de vacinação nacional.

Vacina Antipneumocócica conjugada: Faz a proteção de crianças menores de 2 anos, contra bactérias (60% pneumococos) que causam meningite e otites.

Vacina Febre amarela – Tem indicação para quem mora em áreas de risco potencial ou endêmicas , ou para quem tem como destino esses lugares. A aplicação desta vacina deve ser feita a partir dos nove meses.

Vacina Catapora - evitar medicamentos a base de salicilatos, como é o caso da aspirina e alguns antiinflamatórios, até seis semanas após a aplicação da vacina.

Vacina Rotavírus - Combate o vírus causador da diarréia  infantil.

Vacina Antimeningocócica C conjugada – Protege contra meningite . A sua aplicação é recomendada de acordo com as condições epidemiológicas locais. A partir de um ano de idade é dose única.

Relacionados »

One Comment »

  1. Lara November 9, 2010 at 7:32 pm -

    Adorei essa matéria, sou enfermeira e vou dar aulas sobre vacinação.Como essas vacinas são novas tinha algumas dúvidas que foram esclarecidas ao ler essa matéria.

Comentar »

Comente via Facebook!