Falando de morte com a criança

O confronto da criança com a morte é inevitável, sendo assim saber como falar dela com a criança é necessário muitas vezes.

11/03/2015 15h58m. Atualizado em 11/03/2015 15h58m por:

 

falando de morte com a criançaA criança passa por diversas etapas de aprendizado, que se iniciam logo em seus primeiros dias de vida, e que lhes permite compreender todo este novo mundo que se abre ao seu redor.

Algumas destas etapas são ensinadas de maneira natural, como a hora das refeições e os primeiros passos pela casa, enquanto que outras levam um certo tempo para serem compreendidas por elas.

Uma destas situações é quando precisamos falar para criança que alguém morreu, principalmente se esta pessoa for alguém muito próximo da família, como um pai, uma mãe, um dos avós ou mesmo um amiguinho.

Conversar sobre a morte com a criança

Este assunto costuma gerar bastante desconforto entre as pessoas, principalmente devido à cultura do povo brasileiro, que não tem por hábito falar sobre o tema.

Porém, é importante que os pais falem abertamente aos seus filhos quando uma pessoa que elas conheciam morre, já que esta é uma das etapas da vida pela qual todos nós iremos passar.

Ao comunicar com a criança, é importante dizer que aquela pessoa faleceu, e contar os motivos, como uma doença ou a idade mais avançada, sempre em uma linguagem relacionada a sua idade, e que lhes permita compreender o que ocorreu.

Importante falar para criança sobre a morte de uma pessoa querida

Este diálogo com a criança é extremamente importante, pois vai ajudá-la a superar seus medos e também a compreender tudo que está acontecendo naquele momento, e que está deixando toda família triste.

Além disso, algumas crianças podem se sentir culpadas pela morte daquela pessoa tão querida, e com isso o apoio dos pais e das pessoas mais próximas é fundamental, para orientá-la e dizer que ela não tem culpa do que aconteceu, e para que ela não pense que a morte foi um castigo dado aquela pessoa.

Reações da criança ao saber da morte de uma pessoa querida

De acordo com a idade da criança, ela vai conseguir compreender a situação de uma forma mais ou menos aprimorada, e esta compreensão costuma ser maior após os seus sete anos.

Com isso, suas reações também podem variar. Algumas crianças ficam tristes, da mesma maneira que seus pais ao contarem a notícia, e isto é natural, e deve ser sentido por ambos. Outras sentem raiva da situação, e esta raiva também faz parte do período de luto pelo qual toda família está passando.

Já em alguns casos, assim que a criança recebe a notícia, ela volta a brincar como se nada estivesse acontecido. Embora esta reação possa espantar os pais, também é perfeitamente natural, e faz parte do jeito que a criança encontra de se proteger da tristeza. Nestas horas ela entende o que aconteceu, mas precisa do seu próprio tempo para demonstrar suas emoções de uma maneira mais aberta.

Por isso é fundamental sempre contar a verdade para criança, dizendo a ela que aquela pessoa estará em um lugar melhor, e que sempre a criança poderá se lembrar das coisas boas que ficaram, falando sempre de uma maneira que ela compreenda, e para que ela se sinta amada por toda família, que sempre estará lá para confortá-la, principalmente nestes momentos mais difíceis.

A criança deve participar dos rituais de passagem?

Outro ponto importante é sobre os rituais de passagem, como velório, sepultamento ou cremação, que seguem os costumes e tradições de cada família.

Nestas horas o primeiro passo é explicar para criança tudo que será realizado, e saber dela se deseja estar presente nestes momentos. Caso ela não queira ir, apresente a ela formas em que ela possa se expressar, como escrever uma carta ou fazer um desenho, que vão ajudá-la em sua despedida, e a farão se sentir melhor.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *