Como lidar com filhos de casamentos anteriores

Uma dica importante importante é que não haja discriminação entre filhos de sangue e os que não são de sangue. Fazer isso só deixará as crianças tristes e pode acabar distanciando o casal.

19/02/2015 20h38m. Atualizado em 19/02/2015 20h38m por:

 

filho de casamento anteriorQuando um casal se separa, nem sempre é fácil para os filhos lidarem com esta situação, principalmente quando eles são menores e muito apegados aos pais.

Posteriormente a uma separação, tanto o homem quanto a mulher aos poucos vão iniciando um novo relacionamento, que vai envolver, entre outros fatores, o convívio com os filhos dos relacionamentos anteriores de ambos.

E para que este novo relacionamento possa gerar uma nova família é preciso que este novo casal saiba como se relacionar com enteados e enteadas, que aos poucos vão se familiarizando com a nova situação.

A separação dos pais e o ciúme dos filhos

Claro que, em um primeiro momento pode ocorrer o ciúmes, tantos dos filhos ao verem seus pais com outras pessoas, como o ciúme pelo carinho e atenção que o pai ou a mãe vai dar aos filhos do namorado ou da namorada.

Este ciúme pode acontecer tanto pelo fato dos filhos acharem que seus pais ainda podem voltar a se entender, como também podem ocorrer pelo medo de que eles sejam menos amados do que o novo amor do papai ou da mamãe.

Isto é algo natural, e por isso o primeiro passo para que este novo relacionamento dê certo é o diálogo, que deve estar presente em todas as ocasiões, e é fundamental para que as crianças entendam a situação, na medida em que ela for acontecendo, e também de acordo com uma explicação adequada para sua idade.

Dê tempo a criança para ela aceitar a relação

Aliado ao diálogo é importante dar tempo para criança poder aceitar cada momento de uma nova relação de seus pais, pois em um primeiro momento ela não vai aceitar, por exemplo, ouvir falar que sua mãe vai se casar de novo.

Então esta etapa deve ser oferecida a criança com tempo, e de acordo com o estreitamento dela com o padrasto ou a madrasta. Aqui também é importante que cada um veja qual o impacto de uma nova relação frente a criança, pois mesmo as crianças maiores podem nutrir um amor imenso pelo pai ou pela mãe, e com isso não irão aceitar muito bem o novo casamento, e por isso cada situação deve ser pesada também em favor de uma nova família feliz.

Não force a barra com as crianças

Também é importante não forçar a aceitação da criança em momento nenhum, pois isso pode prejudicar ainda mais o convívio familiar, seja com o novo amor do pai ou da mãe, ou mesmo com os filhos de outro relacionamento.

Nestas horas vale lembrar que toda criança é bem autêntica, então ela vai ou não demonstrar interesse aos poucos, sempre dentro de seu tempo.

Outra dica é sempre manter o mesmo respeito entre filhos e enteados, para que ambos saibam que são tratados da mesma maneira, sem diferenciação. Aqui também não é aconselhável fazer comparações, como dizer que o filho faz melhor que o enteado, etc., pois isso só gera mais distanciamento.

E nunca fale coisas negativas sobre os pais separados, pois acima de tudo, ainda são os pais da criança, e ela mesma deve ter sua opinião sobre o que cada um representa em sua vida.

Crie regras para educação conjunta

Já na parte de educar os filhos, é importante lembrar que cada um terá suas regras específicas de educação, que sempre irá demonstrar aos seus filhos.

Mas para que elas sejam dadas em conjunto com os filhos do companheiro ou da companheira, é importante que o casal crie regras conjuntas entre eles e bem longe dos filhos, para que nenhum dos dois possa desrespeitar esta diferença natural que ambos carregam.

Claro que em certos momentos a mãe pode não concordar com alguma atitude disciplinar do pai, e vice versa. E nestes casos é importante que o casal converse sobre isso em separado, para que possam encontrar uma solução junto, o que faz parte de um novo e promissor relacionamento.

Tenha um tempo para as crianças

Por último é importante reservar um tempo para as crianças, aonde o padrasto ou a madrasta possa perguntar como foi na aula, para verem um filme juntos ou para outra atividade que possa aproximá-los cada vez mais.
Desta forma a criança vai aos poucos vendo que aquela pessoa esta disposta a se tornar parte da família, e com isso sua aceitação será muito melhor.

E em todas as situações mais difíceis, leve sempre o bom humor, para que o novo relacionamento possa se transformar em uma nova família, unida e, acima de tudo, amiga do pai da namorada e da mãe do namorado, que nunca devem ser descartados da vida da criança, pois serão pais e mães para sempre.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *