Importância do fluor na dentição da criança.

A utilização de fluor é necessária a saúde bucal, mas usar em excesso pode trazer consequências e uma delas é a fluorose dentária, muito comum.

17/03/2015 15h39m. Atualizado em 17/03/2015 15h55m por:

 

fluor dentição criançaUm dos hábitos de higiene que toda criança deve aprender desde cedo, e que deverá carregar por toda vida é o de escovar os dentes regularmente, e principalmente após cada refeição.

A escovação dental é uma maneira de deixar os dentes sempre saudáveis e livres das cáries, que com o passar do tempo acabam destruindo o esmalte do dente, formando assim uma porta de entrada para infecções nas gengivas, placas bacterianas e outras doenças relacionadas à má higiene bucal.

E para que isto ocorra é necessário utilizar um creme dental que possua flúor em sua composição, e que vai contribuir para eliminação das cáries e também para o fortalecimento dos dentes, tanto de crianças quanto dos adultos.

O que é flúor

O flúor, ou fluoreto, é um mineral natural que pode ser encontrado por toda área da crosta terrestre, e em alguns alimentos, como o arroz, frutos do mar ou mesmo a soja.

O flúor também vem sendo adicionado no sistema de distribuição de água potável de várias cidades brasileiras, o que trás benefícios a saúde bucal de toda população. E para saber se na sua cidade o flúor é adicionado a água, entre em contato com a empresa responsável pelo sistema de abastecimento de água da região.

fluor

Como o flúor protege os dentes

O uso do flúor é indicado para evitar a perda do esmalte que recobre os dentes, e que vão sendo eliminados graças aos efeitos das bactérias ou de ácidos que entram em contato com os dentes na hora da alimentação. Até mesmo a saliva, quando está muito acida acaba prejudicando o esmalte dos dentes com o passar do tempo.

Este processo é conhecido como desmineralização, e nele ocorre a perda de cálcio e fósforo, que são responsáveis pela fabricação do esmalte que recobre todo dente.

E é nesta hora que age o flúor, pois ele evita a perda do esmalte, e ainda contribui para remineralização do dente, um processo natural que o organismo faz, e que ajuda a fixar mais cálcio e fósforo para manter o dente forte e sadio por mais tempo.

Desta maneira, o dente fica mais forte e resistente ao aparecimento da caria, que pode até ser eliminada em seu estágio inicial quando o flúor é utilizado de maneira correta durante a higiene bucal.

Como utilizar o flúor diariamente

E uma das melhores maneiras para garantir o bom uso do flúor é com a escovação diária, que deve ser iniciada logo na infância, para que a criança adquira o hábito de manter seus dentes sempre limpos e sadios, e sempre após cada refeição, na hora de acordar e também na hora de dormir.

Para ela a dose recomendada de pasta com flúor é do tamanho de uma ervilha, e deve ser feita sempre com a supervisão de um adulto, já que muitas crianças podem exagerar na dose.

Aqui vale lembrar que o excesso de flúor também pode trazer riscos a saúde, e por isso não se deve deixar a criança ficar brincando com a pasta, pois ela pode engolir um bocado e isto não lhe fará bem.

O flúor também pode estar presente na rede de distribuição de água de sua cidade, e com isso o bochecho com água após a escovação é indicado para melhor aproveitamento deste flúor.

Realize também as visitas ao dentista, que irá indicar quais os melhores cremes dentais para criança, e eliminar possíveis focos de cárie que podem aparecer, principalmente na troca dos dentes de leite para dentição permanente.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *