Aumentar a quantidade de leite materno

Para aumentar a produção de leite materno é necessário ter uma alimentação saudável beber muita água e evitar o estresse.

17/03/2015 22h55m. Atualizado em 17/03/2015 23h08m por:

 

leite maternoO leite materno é o primeiro e o principal alimento que toda criança deve receber assim que nasce, e que deve ser dado por pelo menos seis meses, que corresponde a fase de amamentação do bebê.

O leite materno é uma fonte de alimento fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, pois fornece os nutrientes necessários para seu crescimento, é composto de: gorduras, proteínas e carboidratos, agentes de proteção de sua saúde, como glóbulos brancos, anticorpos, laxantes, enzimas, e outros, que vão reforçar seu sistema imunológico contra o aparecimento de infecções.

Além disso, o leite materno contém a água necessária para hidratação do bebê, dispensando assim o uso de mamadeiras com água ou chá durante o dia, mesmo naqueles dias mais quentes, já que o bebê recebe toda água que precisa na hora da amamentação.

O que fazer quando o leite materno não é suficiente para alimentar o bebê

Embora toda mamãe produza leite materno, tem vezes que acontece de o leite materno não ser suficiente para satisfazer sua fome, e com isso à criança começa a chorar, e a mamãe fica sem saber o que fazer.

Isto é uma situação comum, e que pode acontecer com todas as mamães. E pode acontecer por vários fatores, que acabam impedindo que seu organismo produza leite de maneira adequada, ou mesmo em quantidade suficiente para alimentar seu bebê.

Mas é importante destacar que, muitas vezes a mamãe acha que seu leite não é suficiente por notar que seu bebê não está ganhando peso igual ao das outras mamães, e isto não deve ser considerado como falta de leite materno, já que o crescimento e ganho de peso varia para cada bebê.

6 motivos que levam a diminuir a produção de leite materno

A diminuição da produção do leite materno pode ocorrer devido a vários fatores, como:

1.Ansiedade;

2.Estresse;

3.Nervosismo;

4.Tensão pós-parto;

5.Dores na hora da amamentação, dentre outros.

Cada um destes fatores pode gerar o aumento de hormônios na mulher, que acabam inibindo a produção do leite materno, que acaba sendo insuficiente para alimentar seu bebê.

Outro fator que inibi a produção do leite materno é o cansaço da mamãe, que acaba acontecendo quando ela tem uma rotina de atividades muito puxada após o parto, e não consegue descansar de uma maneira adequada.

Formas de normalizar a produção do leite materno

E para que a produção de leite volte ao normal é necessário que a mamãe encontre os motivos que vem causando a diminuição do leite materno, como por exemplo, ter mais momentos de descanso ao longo do dia, para que seu organismo possa se adequar as mudanças que a gravidez gera em sua vida.

Outra dica é contar com a ajuda do papai da criança, um parente mais próximo, ou mesmo uma amiga para ajudar nas tarefas diárias da casa, como a de preparar a comida ou mesmo lavar as roupas, que acabam sendo desgastantes, principalmente ela tiver que fazer tudo sozinha.

Além disso, é importante que esta mamãe saiba dar de mamar ao seu bebê de maneira adequada, para evitar a formação de feridas nos bicos dos seios, que acabam impedindo a saída de leite adequadamente. Uma alimentação adequada é essencial e beber bastante água ajuda bastante.

alimentos que ajudam aumentar leite materno

Cardápio que ajuda na produção de leite materno

 

Como realizar uma amamentação correta

E para conferir a maneira correta para dar de mamar ao bebê, separamos algumas dicas sobre as etapas para uma boa amamentação:

amamentação

Vale lembrar que a amamentação é um dos momentos de maior carinho entre a mamãe e seu bebê, pois a proximidade de ambos gera um amor incondicional, que acaba trazendo paz não só para mamãe, mas para seu filhinho que fica relaxado assim que começa a mamar.

Evite remédios milagrosos

Por último é importante destacar que não existem remédios milagrosos que façam o leite materno aumentar de uma hora para outra, e por isso é bom que a mamãe fique sempre atenta para não utilizar produtos sem uma orientação médica adequada.

Na dúvida se o seu leite materno está sendo suficiente para alimentar seu bebê, procure o médico, que irá avaliar o caso, e indicar a melhor alternativa para normalizar a produção de leite.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *