Quando o leite sai pelo nariz do bebê pode ser sinal de refluxo

Se o bebê toda vez que amamentar, soltar leite e inclusive pelo nariz, pode ser sinal de refluxo, converse com o pediatra para que ele avalie e adote a melhor conduta.

02/03/2015 22h59m. Atualizado em 16/03/2015 14h13m por:

 

Um dos gestos de maior carinho que toda mamãe tem com seu bebê é o período da amamentação, que além de prover todo alimento que o recém-nascido necessita para se desenvolver forte e saudável, ainda é um gesto de amor único e só vem reforçar o laço de amor de mãe e filho.

É durante a amamentação que o bebê recebe um alimento rico em nutrientes, proteínas, gorduras e água, que o ajudarão a se desenvolver cada dia mais e mais.

Além disto, o leite materno ainda possui anticorpos que reforçarão o sistema imunológico da criança, protegendo seu organismo contra doenças oportunas.

Por que o leite sai pelo nariz do bebê?

Porém, em raros casos pode acontecer que, durante a amamentação o bebê solte leite pelo nariz, e isto causa um susto muito grande na mãe. Este tipo de situação é muito rara, pois o jeito com que o bebê é amamentado impede que o leite volte para o nariz ou ouvidos.

E o que pode levar o bebê a soltar leite pelo nariz é o refluxo, que ocorre quando acontece o desvio do sentido natural dos alimentos durante a digestão, e desta forma causam desconforto ao bebê.

O refluxo em bebês

Nos bebê o refluxo pode ser causado devido ao seu esôfago ainda não estar maduro o suficiente, e como o bebê se alimenta exclusivamente de líquidos, o líquido pode voltar pelo canal do esôfago e o fazer regurgitar, ou mesmo soltar o leite pelo nariz.

Este tipo de situação é conhecida como refluxo fisiológico, que faz os alimentos voltarem pelo canal do esôfago ao invés de seguirem seu caminho natural para o estomago.

Mas tem outro tipo de refluxo que também pode afetar os bebês, que é o refluxo patológico, que pode causar vômitos, e complicações na garganta, nariz, ouvidos, e até mesmo nos pulmões do bebê. E nestas condições o bebê fica irritado, perde o apetite ou se recusa a comer, não consegue dormir e chora com frequência.

Formas de evitar o refluxo

Em um primeiro momento, quando o bebê solta leite pelo nariz, assim que sua mãe o coloca sentado já resolve a situação. Em alguns casos pode ser necessário deitar o bebê com a cabeça para baixo, e dar duas palmadinhas de leve em suas costas para que seus pulmões façam a desasfixia.

Mas se a situação costuma se repetir com frequência, ou se o bebê continua a soltar leite pelo nariz, é preciso procurar o médico pediatra, para que ele encaminhe a criança para um tratamento adequado, para evitar o refluxo.

Outra medida importante é fazer o bebê arrotar após a amamentação, para que ele libere os gases que ficam presos em seu estomago. Faça isto e aguarde para ver se o bebê ainda sente vontade de arrotar por alguns minutos.

Também é importante esperar pelo menos 40 minutos para colocar o bebê para dormir, e colocá-lo de lado na cama ou no berço. Evite também ficar balançando o bebê, ou pressionar seu abdômen, pois o bebê precisa de um tempo para realizar a digestão de maneira adequada.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *