Dicas para fazer o bebê parar de soluçar

Recém-nascidos soluçam bastante, inclusive todos os dias, até mais de uma vez por dia. Geralmente quem ficam incomodados são os pais.

23/03/2015 22h07m. Atualizado em 23/03/2015 22h08m por:

 

soluço em bebêO soluço é um movimento involuntário na musculatura intercostal, e em especial no diafragma, um músculo localizado na região abdominal que tem relação direta com nossa respiração. Este movimento acaba provocando uma inspiração repentina, que acaba fechando nossa glote de forma instantânea, causando assim aquele som característico dos soluços, o popular “hic”.

Esta reação pode ser causada por uma série de fatores, como comer em excesso ou beber algo com muito gás, e em geral não trás danos a saúde, pois costumam passar em pouco tempo.

E os soluços também são reações muito presentes na vida dos bebês, em especial no momento em que eles recebem o leite materno, e com isso muito ar pode se formar em sua barriga, o que pode causar os soluços involuntários na criança.

3 dicas para fazer o bebê parar de soluçar

Embora preocupe as mamães, em especial aquelas de primeira viagem, o soluço em bebês, assim como nos adultos, passa em pouco tempo. E no caso dos bebês algumas alternativas bem simples podem ser adotadas para aliviar o soluço no bebê, dentre elas:

1.Colocar bebê para mamar

Uma alternativa é colocar o bebê para mamar, pois o estimulo da sucção impede o reflexo gerado em seu abdômen, e com isso o soluço cessa.

fazer bebê arrotar

Fazer o bebê arrotar

 

2.Fazer o bebê arrotar

Caso o bebê já tenha sido amamentado, o recomendado é deixar o bebê de pé para auxiliá-lo a arrotar, eliminando assim o excesso de ar que pode ter se acumulado em seu estomago durante a amamentação, o que é comum de acontecer.

3.Aquecer o bebê

Outro fator que pode estar desencadeando o soluço no bebê é ele estar com frio, e isto pode ser resolvido quando o bebê for agasalhado de maneira adequada, evitando assim a friagem, e com isso os sintomas do soluço desaparecerão.

Estas são medidas que podem ser adotadas em qualquer tempo, e ajudarão a cessar os soluços em seu bebê.

O que não fazer

Além disso, as soluções “populares”, como dar susto no bebê ou balançá-lo devem ser evitadas, pois não trazem benefício algum para o fim do soluço, e ainda podem machucar sua criança.

Acreditem: Os bebês soluçam na barriga da mãe!

Um fator curioso sobre o soluço em bebês é que eles podem acontecer também durante a gestação, aonde o bebê tem episódios de soluço ainda dentro da barriga da mamãe, e que são ocasionados enquanto o bebê vai aprendendo a respirar.

Estes episódios podem ser sentidos pela gestante em várias ocasiões da gravidez, e também podem ser registrados, eventualmente, durante a realização do exame de ultrassom.

Quando procurar o pediatra

Mas caso os episódios de soluço no bebê se repitam com muita frequência, ou mesmo dificultem sua alimentação e até mesmo seu sono, o mais indicado é levar a criança ao pediatra.

Estes sintomas podem indicar uma crise de refluxo gastresofágico no bebê, que acaba invertendo o sentido natural da digestão, fazendo com que o bebê tenha crises de vômitos e enjôos frequentes.

Desta forma o tratamento precoce pode ser iniciado pelo médico pediatra, eliminando assim os sintomas de refluxo no bebê, e também as crises de soluço e outros sintomas causados por esta condição bem incomoda.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *