Quando inicia a puberdade em meninos e meninas

A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, tanto no menino quanto na menina, uma preparação para vida adulta.

17/06/2015 21h37m. Atualizado em 21/06/2015 01h33m por:

 

puberdade

 

 

 

 

 

 

A puberdade é uma etapa de desenvolvimento na vida das crianças que trás inúmeras mudanças, físicas e emocionais, que vão prepará-la para entrar na fase adulta. Ela em geral se inicia no início da adolescência, por volta dos 8 anos, entre as meninas, e 9 anos, entre os meninos, mas sua chegada pode ser mais tardia, e tudo vai depender do relógio biológico de cada pessoa.

As mudanças na fase da puberdade

A grande maioria destas mudanças no corpo das crianças é causada por uma avalanche de hormônios, que são lançados na corrente sanguínea, e são os responsáveis, por exemplo, pelo crescimento dos pelos pubianos, o estirão (crescimento acelerado) e pela maturação sexual. Fatores genéticos e causas ambientais também podem gerar mudanças nesta fase da vida, e também devem ser levados em conta quando aparecem as primeiras mudanças, tanto para meninas como para meninos. Mas meninas e meninos enfrentam mudanças distintas na fase da puberdade, como veremos a seguir:

puberdade feminina

Meninas e a puberdade

Nas meninas os primeiros sinais da chegada da puberdade se inicia aos 8 anos, com o aparecimento do broto mamário, que fica na região do mamilo e que no início pode ser bem dolorido. Aos poucos os mamilos vão ganhando mais volume, e surgem o tecido mamário e as auréolas, e adquirem o formato igual ao de uma mulher adulta.

Os primeiros pêlos pubianos começam a surgir nas meninas a partir dos 9 anos, e no começo são finos, lisos e longos, e aparecem apenas nos grandes lábios. Posteriormente eles se tornam maiores e crespos, e crescem em toda região pubiana até a parte interna de suas coxas. Nesta etapa inicia-se o ciclo menstrual, que no começo é bastante irregular, e em sua maioria não possuem ovulação, porém, pode acontecer a gravidez já nesta fase de sua vida.

puberdade masculina

Meninos e a puberdade

Nos meninos os primeiros sinais da puberdade costumam aparecer aos 9 anos, e sua primeira característica é o aumento dos testículos, e posteriormente o aumento do pênis, tanto em tamanho como em volume. Cerca de um ano após o aumento dos testículos acontece à primeira ejaculação espontânea, que depois acontece algumas vezes durante a adolescência, e vai diminuindo com o passar dos anos. Os pêlos pubianos também aparecem nesta fase, e no começo são finos e lisos, e mais próximos ao pênis.

Posteriormente estes pelos ficam mais grossos, espessos e escuros, e se estendem até a região do púbis. Os pêlos das axilas começam a se desenvolver, assim como a barba, por volta dos 13 anos, e o suor fica mais característico também, e com cheiro mais intenso. Em alguns casos um botão mamário pode aparecer nos meninos, e isto os deixa bem envergonhados, mas é apenas uma fase temporária que logo passa.

Outra característica desta fase nos meninos é o estirão, que costuma acontecer por volta dos 12 anos, e faz com que os meninos cresçam em altura muito mais rápido do que as meninas. E a característica mais marcante desta fase é a mudança de voz, que no começo deixa o timbre dos meninos bem desafinado, e com o passar do tempo mais grave e característico de um adulto.

puberdade em meninos e meninas

Fases de mudanças emocionais

Aliado a todas estas mudanças físicas, todo adolescente passa pelas mudanças emocionais durante o início da puberdade, que incluem o olhar diferente entre meninos e meninas, as preocupações com a primeira relação sexual, o tamanho do órgão sexual, o ganho ou perda de peso, dentre outras.

Cada uma destas mudanças deve ser acompanhada pelos pais, e as meninas e meninos devem passar em consulta médica quando necessário (urologista para meninos, ginecologista para meninas, pediatra e psicólogos), principalmente se os pais notarem que a fase das mudanças da puberdade está meio atrasada. E acima de tudo o diálogo entre pais e filhos deve sempre ser aberto, pois filhos bem orientados se tornarão adultos muito mais sábios e conscientes.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *