6 Sinais de que o parto se aproxima

29/01/2016 20h26m. Atualizado em 29/01/2016 22h45m por:

 

A chegada da hora do parto é um momento único na vida de cada mulher, e também bem diferente de gravidez para gravidez, pois apresenta sinais variados, como as contrações e a dilatação, que são sentidos de maneira diferente em cada situação.

Estes sinais que indicam a chegada da hora do parto não acontecem do dia para noite, mas sim em uma série mudanças fisiológicas que vão acontecendo no corpo da gestante em um intervalo de tempo, e que vão preparando seu organismo para o momento de seu bebê chegar ao mundo.

Por isso é importante que a gestante fique atenta aos principais sinais que indicam o momento do parto, e saiba o que fazer nestas horas.

trabalho de parto aproximando

Principais sinais da chegada do parto

Com a chegada das ultimas semanas de gravidez, o corpo da gestante já começa a se preparar para o momento do parto, e com isso alguns sinais começam a aparecer, dentre os quais:

1• Contrações regulares: Tem início bem antes da chegada do bebê, e nesta fase são como um treino inicial, que prepara o corpo da gestante para chegada do bebê. Conforme o momento do parto se aproxima, as contrações ficam mais regulares e em intervalos bem menores, entre 10 a 20 minutos, o que indica que o nascimento está próximo;
2• Dor na região lombar das costas: Semelhante à dor de uma cólica pré-menstrual, e pode acontecer nos dias que antecedem a chegada do parto;
3• Colo do útero mais fino: Quando se aproxima a hora do nascimento do bebê, o colo do útero fica mais fino e macio, e dilata-se até 10 cm. Neste momento o exame do toque pode ser feito pelo obstetra ou enfermeira para conferir a dilatação;
4• Secreção de muco amarronzada: É chamado de “sinal”, e caracterizado pela saída de uma secreção mucosa meio amarronzada, e às vezes com traços de sangue, que recobre o colo do útero. Em geral é o momento em que a chegada do parto está bem próxima;
5• O bebê se encaixa: É aquele momento em que a barriga da gestante fica mais baixa, indicando que o bebê está se posicionando para chegar ao mundo;
6• A bolsa rompeu: É a hora em que o líquido amniótico começa a sair de dentro da bolsa que protege o bebê no útero, e é outro sinal iminente que o parto está chegando.

E quando realmente é o momento do parto

Todos os sinais descritos acima indicam que a chegada do parto está próxima, mas os sinais mais marcantes são o início das contrações mais intensas (com intervalos bem próximos), e também o rompimento da bolsa.

E no caso do rompimento da bolsa, caso a gestante não tenha contrações, será necessário induzi-la ao parto após algumas horas, pois com a saída do liquido amniótico o bebê fica suscetível a infecções, já que é este líquido que o protege dentro da barriga da mãe.

Quando procurar o médico

Mas havendo a presença de qualquer um dos sintomas é importante falar com o médico obstetra, que saberá ao certo se é chegado o momento do parto, ou se os sintomas são apenas o início da preparação do organismo da gestante para o momento correto.

Nestas horas a gestante também pode procurar um posto de saúde ou o hospital aonde irá realizar o parto para tirar suas dúvidas, e saber se é chegada a hora do nascimento de seu bebê.

O que fazer quando aparece os sinais do parto

Quando surgem os primeiros sinais do parto, como as cólicas ou dores lombares, o médico pode recomendar um banho morno ou uma massagem, que ajudam a aliviar as dores, caso estas não sejam indicativas do momento do parto. Um remédio para alivio destes sintomas também pode ser receitado, caso não haja outros sinais.

O intervalo das contrações deve ser calculado, pois podem acontecer muitos dias antes da chegada do parto. E se forem em intervalos bem espaçados acabam passando com o banho morno ou mesmo um remédio.

Para saber se a bolsa se rompeu uma dica é usar um absorvente por meia hora, e ver se ele está úmido, molhado ou totalmente encharcado. Isto é um sinal importante e deve ser falado ao médico.

E no dia do parto é importante que a gestante se mantenha calma e relaxada, para poupar forças para hora do parto. Caso ela esteja em casa pode se alimentar com líquidos ou algo leve, se tiver fome, e fazer caminhadas ou tomar um banho morno para aliviar o desconforto das contrações.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *