Cuidados redobrados com crianças em férias

A criança em férias e dentro de casa, merecem cuidados redobrados.

13/07/2010 00h52m. Atualizado em 13/11/2014 16h56m por:

 

Crianças em férias

Um dos momentos mais esperados para as crianças chegou: as férias de julho (Inverno). Para elas é tempo de brincar, se divertir e descansar. Mas para os pais, crianças em férias,  só aumentam as preocupações, pois têm que tentar controlar e prevenir acidentes que possam acontecer enquanto os pequenos tentam queimar tanta energia!

Para conseguir controlar os filhos nas férias, mas sem privá-los da diversão, uma das alternativas é matriculá-los em colônias de férias ou acampamentos, principalmente se você estiver trabalhando neste período. Nesses locais, existem pessoas preparadas para cuidar delas, além de uma série de atividades recreativas e interessantes.

Cuidados com crianças de férias e dentro de casa

Entretanto, se os pequenos forem ficar em casa, alguns cuidados merecem muita atenção, principalmente, se os pais trabalham o dia todo. Um deles é manter as crianças bem longe da cozinha e do fogo. Por isso, deixe fósforos e isqueiros em lugares altos e de difícil acesso. Além disso, sempre que for preparar algo, utilize as bocas de trás do fogão e as panelas com os cabos para dentro.

Outra dica é colocar proteções nas tomadas para evitar que as crianças levem choques e colocar proteções emborrachadas nas quinas dos móveis, pois nas férias elas tenderão a correr mais pela casa para brincar. É importante também estar atento aos brinquedos espalhados no chão, o que pode fazer com que crianças e até mesmo os adultos escorreguem e se machuquem.

Não se pode esquecer, ainda, de manter bem guardados produtos de limpeza e remédios. Oriente seus filhos a não subirem nos móveis, janelas ou portões. Redobre também a atenção se você tiver piscina em casa, mantendo a sempre com uma capa de proteção. E se morar em prédios além de fazer uma inspeção nas telas de proteção das janelas, oriente o uso do elevador e os cuidados em escadas e nos Playground.

E apesar dos horários serem flexível neste período, não descuide da alimentação dos pequenos, incluia bastante frutas, verduras e sucos, em vez de bobeiras e fast food.

Falamos em segurança das crianças nas férias, mas não esqueçamos, que as férias das crianças não deve ser preenchida integralmente, esse momento também é próprio para relaxar e descansar. Fazer esse período um motivo de alegria. Lembranças de momentos inesquecíveis passados em família.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *