Endometriose suas causas, sintomas e tratamentos.

A endometriose pode dificultar ou até mesmo se não tratada, levar a mulher a infertilidade.

22/07/2010 00h07m. Atualizado em 22/07/2014 21h10m por:

 

Endometriose

Endometriose atinge mais ou menos 15% das  mulheres com idade entre 15 e 45 anos. A endometriose provoca uma dor insuportável e é uma das principais causas de infertilidade. Temos a acunpuntura que auxilia bastante no tratamento diminuindo a ingestão de analgésicos.

Algumas mulheres só vem a saber que tem endometriose quando tentam engravidar sem sucesso. É uma doença de dificil diagnóstico, muitas vezes devido a infertilidade e queixas de dor no ato sexual acabam influenciando na qualidade da vida conjugal. Devido as constantes cólicas menstruais, dor na base da barriga e nas costas também costumam acarretar problemas sociais e no trabalho.

Sintomas e causas da endometriose

A doença é caracterizada pela presença doendométrio-tecido que recobre o interior do útero quando não é expulso através da menstruação, se aloja em outros orgãos, como na região pélvica (ovário,trompas,peritônio), podendo ainda, prejudicar o intestino, bexiga e o reto.

Os sintomas da endometrioseconsiste em  fortes cólicas, intestino preso ou diarréia no período menstrual, dores abdominais fora desta época, dificuldade para engravidar, esterilidade e dor na relação sexual.

Para obter o diagnóstico da endometriose é necessário intervenção cirúrgica: a laparoscopia, é a introdução de um instrumento na cavidade abdominal a fim de visualizar o abdome e a pélvis e, assim, verificar os implantes endometriais.

Sendo que durante a laparoscopia é retirado uma amostra de tecido para biópsia, facilitando um diagnóstico mais preciso. O resultado também é dado quando é detectado um nódulo atrás do útero e pela suspeita de endometrioma de ovário durante exame ginecológico.

Exames como ultrassom são úteis, mas não conseguem determinar o diagnóstico final. Uma das causas da endometriose é os altos níveis de estrogênio (hormônio) faz com que ela apareça , consequência da obesidade (conversão de androstenediona em estrona pelos adipócitos).

Tratamento da endometriose

Existe tratamento para endometriose, mas vai depender da idade da mulher, da extensão da doença e dos sintomas, do tempo de infertilidade. Os tratamentos consistem em analgésicos, interrupção do ciclo menstrual com ACO utilizados de modo contínuo por um período de 6-12 meses, progesterona usada diáriamente ou depósito, medicamentos que inibem o trabalho dos ovários.

Caso não haja melhora com os tratamentos clinícos, o tratamento cirúrgico é uma opção, a cirurgia laparoscópica vai ajudar a distruir e remover o tecido endometrial, e a mulher poderá recuperar sua vida normal.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *