Teste da Orelhinha, Teste do Olhinho e Teste do Pezinho no recém-nascido é lei

Existem 3 procedimentos que deverão ser realizados quando o bebê nascer, o teste da orelhinha, pezinho, olhinho.

05/08/2010 00h23m. Atualizado em 19/11/2014 21h50m por:

 

testes para recem nascido é lei

Alguns testes são realizados no recém-nascido ainda na maternidade, depende do hospital, os testes da orelhinha, pezinho e olhinho que mencionaremos abaixo são obrigatórios por lei. E tem como objetivo detectar doenças que merecem cuidados e tratamentos. Devem ser realizados ainda nos primeiros meses de vida do bebê, se possível antes dos três meses da criança.

Teste da orelhinha

teste orelhinha

O teste da orelhinha, que agora é lei,  deve ser realizado ainda na maternidade. É um dos testes pelos quais o bebê precisa ser avaliado , ele mede a capacidade auditiva de recém-nascidos. É realizado com um aparelho que emite um som e a partir dai observa se existe uma resposta da cóclea, parte do órgão que muda as vibrações sonoras em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro. O ideal é que seja realizado 48 horas após o nascimento da criança, para que não haja vestigio do liquido aminiótico.

Teste do pezinho

teste do pezinho

O teste do pezinho é realizado no calcanhar do recém-nascido, colhe-se uma gotinha de sangue. Os serviços de saúde públicos ou particulares, fazem a triagem de três maneiras: básica, mais e super.

triagem básica: detecta três doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e anemia falciforme;
triagem “Mais”: detecta sete informações de doenças, incluindo fibrose cística;
O teste “Super”: pode detectar umas 46 patologias.

A maioria das maternidades não dá alta ao bebê antes de realizar o teste do pezinho. Algumas vezes ele é feito, sem você tomar conhecimento. Na hora que tiver alta do hospital pergunte se ele foi realizado e quando irá sair o resultado. O teste do pezinho deve ser feito antes dos três meses de vida do bebê, pois algumas doenças podem ser reversíveis se detectadas a tempo.

Teste do Olhinho

teste do olhinho

Teste do olhinho, realizado ainda no berçário, o bebê recebe um feixe de luz direcionado nos olhos, nada prejudicial. Se o reflexo for vermelho como aqueles que aparecem em fotos com flash, significa que o olho é sádio. Mas se o resultado for branco, o recém-nascido pode ter catarata congênita e ai é tratar.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *