8 sintomas de gravidez e testes de gravidez existentes

18/09/2008 00h08m. Atualizado em 13/11/2014 14h10m por:

 

O instinto feminino não é o suficiente para se ter certeza de uma gravidez. Então aprenda a reconhecer alguns sintomas de gravidez que podem te indicar que esta grávida. Sendo que, a confirmação só obteremos através de teste ou exame. É claro que a ausência da menstruação (amenorréia) é um dos primeiros sinais, exceto para mulheres que tem ciclo menstrual irregular, mas existem outros sinais que você pode se apoiar para saber se esta grávida.

Sintomas de Gravidez

1- Ausência da menstruação, principalmente ser você for regulada, aumento de peso ou mesmo emagrecimento

2- Mal-estar de manhã,  principalmente sintomas como enjoô e vômito, que muitas vezes aparecem o dia todo

3- Inchaço e sensíbilidade  nas mamas: causados por um aumento nos níveis de estrógeno e progesterona

4- A pele ao redor dos mamilos ficam escura. As protuberâncias das aréolas (denominadas tubérculos de Montgomery) podem ficar mais ressaltadas.  Ocorrem gradualmente durante as primeiras semanas de gestação.

5- Desejos alimentares costumam ocorrer durante o primeiro trimestre, causados por alterações hormonais no corpo

6- Após 6 a 8 semans de gestação costuma ocorrer micção freqüente: causada por um aumento no volume de fluidos corporais e pela pressão do útero em crescimento

7- Aparece durante o primeiro trimestre, uma fadiga que é causada pelos níveis elevados do hormônio progesterona e mais tarde pelo desenvolvimento do feto.

8- pequenas gotas de sangue de cor rosa ou marrom, às vezes acompanhadas por cólicas estomacais. Causado pela implantação do óvulo no revestimento endometrial. Geralmente ocorre cerca de uma semana depois da ovulação.

Teste de gravidez

Faça um teste de gravidez, que pode ser:

– laboratorial: hCG na urina, hCG no sangue

– Caseiro: aquele comprado em farmácias, também se faz através da urina.

Se algum desses testes der positivo, seu médico irá fazer um exame do abdome, útero e colo uterino, isso no final da 4 ou 6 semanas. Após confirmada a gravidez  o acompanhamento pré-natal é imprescindível, tanto para a mulher como para saúde do bebê.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *