5 dicas para evitar e tratar rachaduras nas mamas

As rachaduras nas mamas durante a amamentação, podem ser evitadas adotando alguns cuidados, que se encontra no texto abaixo.

01/09/2010 21h55m. Atualizado em 03/03/2015 21h02m por:

 

rachadura nas mamasComo evitar as rachaduras nas mamas. Primeiramente observe se a pega e o posicionamento do bebê estão adequados na hora da amamentação. O bebê deve abocanhar a maior parte possível da aréola.

Nos primeiros dias da amamentação como os peitos estão muito cheios é importante antes de dar de mamar, extrair manualmente um pouco de leite da região do mamilo para deixá-lo macio, assim o bebê poderá pegar a maior parte da aréola sem esforço.

A sua cabecinha deve estar bem de frente para o peito e a barriguinha dele deve estar junto da sua barriga.

O mais importante é que não pare de amamentar mesmo que os bicos estejam rachados ou sangrando um pouquinho.

Tratar rachaduras nas mamas durante amamentação

1-Não limpe as mamas após as mamadas, deixe o leite que saiu dos seios ou mesmo da boquinha do bebê, secar naturalmente é uma proteção para eles. O leite materno age nos mamilos como hidratante, tem propriedades cicatrizante, bactericida e é cheio de vitaminas e antibióticos naturais.

2-Outra dica para proteger os mamilos é pegar alguns minutos de sol todos os dias. O sol é um cicatrizante natural, que ajuda a manter os mamilos secos e saudáveis.

3-Mas cuidado para não queimar a pele do peito. Uma maneira é cortar dois buracos no sutiã (soutien) expondo apenas os mamilos. Utilize para isso um soutien mais velhinho.

4-Se um peito esta mais dolorido inicie a mamada pela mama menos afetada, para que seja facilitada a descida de leite da outra mama. O uso de medicamento só deve ser indicado pelo seu médico.

5-Pomada Lansinoh ajuda a fortalecer a pele sensibilizada dos mamilos no período da amamentação. Inclusive, a grávida poderá iniciar seu uso a partir do sexto mês de gravidez para obter melhor efeito.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *