Tratamento para o peito empedrado

Peito empedrado, se deve ao esvaziamento irregular das mamas no momento da amamentação.

 
 

peito empedradoOs peitos (mamas)ficam empedrados devido ao acúmulo de leite em algumas regiões da mama que não são bem esvaziadas.

Características do peito empedrado

-Mama fica cheia, pesada e quente, no entanto, não há sinais de vermelhidão ou mesmo inchaço;
-A aréola fica rigida, o bico plano e o leite não flui;
-Dor na mama que percorre até a axila e pode até ocorrer febrezinha.

peito empedrado - pega correta

Tratamento para o peito empedrado 

O primeiro passo para tratar o empedramento da mama , é fazer massagens no peito com a mão espalmada, em movimentos circulares por toda ela.

Na região da aréola, a massagem produz mais efeito se realizada com dois dedos (indicador e médio).

A massagem também pode ser realizada durante o banho, com a água morna do chuveiro, mas atenção a temperatura, pois ajuda na liberação do leite.

Depois da massagem, esvazie um pouco o peito fazendo uma ordenha manual. Balançar os peitos cuidadosamente faz com que o leite que esta sob a forma de gel fique líquido facilitando sua saída.

Assim que estiver macio, ofereça o peito ao bebê no regime de livre demanda, sem duração ou horários fixos e revesando as mamas na amamentação.

Pergunte ao seu médico sobre um medicamento: Syntocinon spray nasal pode ser útil . Mas não use nenhum medicamento sem orientação médica.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>