Queimadura em criança – Como evitar e tratar

Entre os acidentes domésticos com criança, estão as queimaduras, a precaução é o melhor que se tem a fazer.

09/09/2010 20h28m. Atualizado em 17/11/2014 18h36m por:

 

perigo de queimadurasQueimadura em Criança – Como evitar e tratar – Quando o assunto é queimadura em criança, a grande vilã é a cozinha. Sendo assim não se ausente deixando panelas no fogão ou forno ligado, nem por um minuto.

Toalha de mesa comprida pode ficar ao alcance da criança, se ela puxar corre o risco de derrubar em cima dela o que estiver em cima da mesa, principalmente se for alimentos quentes.

Em caso de acidentes relacionados a queimadura existem várias orientações equivocadas, como o uso de pasta de dente, manteiga, etc…

Dicas para aliviar as queimaduras

A primeira ação que pode aliviar uma queimadura é colocar a região afetada em água corrente, não use gelo ou água gelada, que pode agravar a situação.

Caso a lesão seja profunda, com bolhas (queimadura de 2° grau) leve a criança para o pronto-socorro para que seja tomada as providências necessárias (curativos). Caso seja superficial deixe que a pele se recupere espontaneâmente.

Em situação grave de queimadura, como aquela em que a roupa grude na região afetada, não remova a mesma, procure atendimento de emergência o mais rápido possivel.

Procure levar a caderneta de vacinação para verficar se a vacina antitetânica (DPT ou DT) esta em dia.

Queimadura em bebê – Causas e cuidados

A pele do bebê é muito sensível, e esse tipo de acidente acontece geralmente no banho, quando não é checado a temperatura da água, então fica algumas dicas:

– quando for encher a banheira procure colocar água morna, mas mesmo assim faça o teste com o cotovelo, que tem sensibilidade parecida com a da pele do bebê.
– opte pelo banho antes do pôr do sol, como ainda esta quentinho a temperatura da água não vai precisar ser elevada.
– procure não cozinhar com a criança no colo, as mãozinhas são ágeis e qualquer descuido pode ocorrer um acidente.

Outro cuidado que deve ter em casa para evitar queimadura em criança, é com ferro de passar roupa, o fio deve estar longe do alcançe da criança.

Líquidos inflámaveis como o alcool, procure guardar imediatamente após o uso. Deixar longe do alcance da criança fósforo, isqueiro, enfim tudo que gera energia.

Cuidados que deve ter durante o banho do bebê

-Para evitar mudanças bruscas de temperatura durante o banho da criança, escolha um local e feche a porta, dê o banho e troque o bebê ali mesmo, assim não correrá o risco de corrente de ar.

-Nunca deixe seu filho sozinho na banheira ou duchas. Não é raro crianças se afogarem na banheira, e no caso das duchas as quedas podem ser graves.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *