Controle e tratamento da asma na gravidez

Para que a grávida asmática não tenha crises durante a gravidez deve seguir rigorosamente as indicações de seu médico.

14/09/2010 20h13m. Atualizado em 09/04/2014 14h31m por:

 

asma na gravidezAsma na gravidez – Controle e Tratamento – Momento mágico na vida das mulheres, a gestação requer cuidados especiais para garantir um parto tranquilo, sem risco.

Agravamento da asma na gravidez

Diversos fatores podem favorecer o agravamento da asma na gravidez, alterações hormonais, aumento do volume uterino, portanto, empurra o diafragma, comprime o peito e reduz a expansão do pulmão, e os aspectos emocionais, como ansiedade e insegurança.

Gestante asmática

A gestante asmáticas fica mais suscetível a infecções, especialmente pneumonia respiratória, não é regra, mais é necessário um acompanhamento de um pneumologista para um tratamento preventivo.

É importante que mulheres grávidas com asma não parem tomar medicamentos (com orientação médica), porque eles podem ter complicações indesejáveis. Além disso, o uso da budesonida, uma corticóide inalatório tem uma boa segurança e é aprovado pelo FDA, a agência reguladora que controla alimentos, remédios, entre outros.
asma controlada

Gestante asmática tem que estar bem controlada

Gravidez com a asma não controlada aumenta o risco do bebê. Complicações podem atingir a mãe, que pode ter pré-eclampsia, diabetes e rompimento prematuro da bolsa, no caso da criança, pode correr o risco de baixo peso ao nascer, entre outros problemas.

Ainda existem riscos, tais como redução do oxigênio na corrente sangüínea da mãe, o que constitui um factor de atraso do crescimento e sobrevivência fetal, que impede o bebê de desenvolver normalmente.

gestante asmática

Sintomas da asma durante a gravidez

Os sintomas de asma durante gravidez costumam melhorar durante as últimas quatro semanas da gravidez. Além disso, lembre-se que a criança pode ou não nascer com a doença. Uma vez que é um mal de origem genética, transmitida por um gene da mãe ou do pai, não há como determinar antecipadamente.

Vale a pena repetir que o controle por um pneumologista é essencial para o sucesso da gravidez e saúde do bebê. Tomar cuidado para evitar a crise, a asma é bem controlada e pacífica , se for tratada e controlada.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *