Queda na infância – Acidentes com crianças

Criança pequena tem bastante facilidade de sofrer quedas, por isso o cuidador não pode descuidar, deve ficar sempre atento a elas.

21/09/2010 00h15m. Atualizado em 17/11/2014 18h59m por:

 

machucados em criançasQueda na infância – Acidentes com crianças – Quando a criança é ainda pequena, é normal que se assuste e chore com certa facilidade após um tombo, mas é preciso sempre avaliar o que ocorreu.

Caso não tenha visto a criança cair, pergunte para pessoas que estavam próximas ou à própria criança: Como caiu?, O que bateu? Houve corte? Pancada na cabeça? Fratura exposta?

O que fazer numa situação de queda da criança

Procure sempre tranquilizar a criança, ela já fica bastante assutada com o tombo. No caso de pancada, faça uma compressa gelada, evita inchar e a diminuir a dor.

Se houver sangramento na queda da criança, use uma fralda limpa e pressione o local por algum minutos, caso seja nas pernas, braço ou pé mantenha os membros pra cima ou na linha do coração, procure atendimento médico, caso o corte seja profundo e não pare de sangrar.

Havendo luxação (inchaço) e suspeita de fratura decorrentes da queda, procure atendimento de emergência.

Outras alterações que também devem ter socorro imediato, é se a criança ficar inconsciente, ou apresentar tontura, vômito, ficar pálida ou muito sonolenta após o acidente. Não deixe que a criança durma imediatamente após o acidente.

queda infantil

Principais quedas que envolve bebês

As principais quedas, que envolvem bebês estão relacionadas aos móveis e escadas. Mas é o andador que merece destaque, sendo assim prefira os cercadinhos do que andador, mesmo porque eles não são aconselhados pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

É comum bebês cairem de trocadores de fralda, sendo assim tenha todos os ítens próximo para esse procedimento, mantenha sempre uma das mãos na criança e não descuide nem um segundo.

Não é só brincando que a criança pode sofrer uma queda, antes dos seis anos elas não devem dormir em beliches, caso não tenha outro meio, procure colocar grade de proteção.

quedas na infância

 

Quedas de crianças maiores

As crianças maiores, se machucam mais em casa, parques e atividades físicas, então é sempre bom avaliar o ambiente.

Sendo que, escada, sacadas e lajes não são lugares de brincar, verificar sempre  com que estão brincando. Existindo segurança e atenção, irá diminuir a frequência de acidentes.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *