Cuidados com a moleira do bebê

A moleira do bebê têm funções muito importantes. A primeira é permitir que a caixa craniana do bebê se contraia na hora do parto, para facilitar a passagem de sua cabeça pelo canal vaginal. A segunda função da moleira é proteger o cérebro enquanto ele cresce.

25/09/2008 23h46m. Atualizado em 19/11/2014 21h41m por:

 

moleira do bebê 1Frágil na aparência, a moleira ou fontanela, é na verdade uma formação de tecido denso que não precisa de cuidados exagerados. Você pode tocar, acariciar e lavar como faz com todo o corpo, mas sem exercer força, com delicadeza.

Moleira do bebê

A moleira facilita a passagem do bebe na hora do parto, se faz uma contração caixa craniana, outra razão seria permitir que o cérebro expanda. Poderá perceber uma pulsação, e será mais forte quando o bebê chorar, não se preocupe É normal. Agora se notar que esta afundada pode ser sinal de desidratação, devendo procurar um médico.

A moleira ou fontanela, divide-se em três partes: lateral, posterior e frontal. As duas primeiras se fecham aos dois meses de vida do bebê; a frontal por volta dos dezoito meses. Caso perceba que esta fechando antes desse tempo, chamamos de Cranioestenose,  é o fechamento prematuro das estruturas cranianas, quando isso acontece se faz necessário abrir novamente um orifício através de cirurgia, se agir a tempo não resulta seqüelas para a criança.

Outras vezes exames podem mostrar também, que esta havendo abertura dessas estruturas, indicando que o cérebro esta crescendo além do normal, nesse caso haverá outros procedimentos que serão orientados e feitos pelo médico que segue a criança.

Cuidados com a moleira do bebê

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *