Dores nas costas durante gravidez

A mulher na gravidez engorda em média 9 quilos, com o peso do bebê a coluna tende a sentir um pouco, sendo assim, vêm as dores nas costas

 
 

dor-nas-costaMais da metade da mulheres sofrem com dores nas costas na gravidez, e muitas delas, depois do parto as com mais de 35 anos tendem a ter essas dores mais acentuadas. Nada de anormal se você pensar que está carregando cerca de 9 kg na barriga, o que exige um esforço maior de suas costas.

O eixo do corpo se desloca com o barrigão. No início da gravidez ele vai para frente, depois para trás e, nos últimos meses, para os dois lados. O  ideal é engravidar quando estiver dentro do seu peso normal pela sua altura e procurar manter-se dentro da média de aumento de peso na gestação, devendo chegar entre 9 a 12 quilos no final da gravidez. Quanto mais ganho de peso tiver nesse período, maiores as chances de sua coluna reclamar.

O que Fazer: Antes da gravidez, é interessante fazer exercícios de fortalecimento da região. Na gestação evite carregar peso e aprenda a usar a força das pernas para auxiliar o esforço que faz com as costas. E um bom exercício é a natação desde que seja autorizado pelo médico que acompanha a grávida.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>