Aftas e Estomatites em crianças

Os tratamentos para aftas e estomatites em crianças vão depender das causas

 
 

Aftas e Estomatites em crianças

Aftas (Úlceras), são feridas abertas que aparecem na mucosa da boca e da língua. Em crianças alérgicas, essa feridinha que mais parecem uma ervilha bem pequenininha se repete com frequência, desencadeada por alimentos ácidos ou alergênicos, outras surgem por traumas no local e outras por estomatites (provocada por vírus).

As aftas e estomatites em crianças são doloridas e incomodam bastante. Atingem crianças com idade entre os 2 e 3 anos. Como dissemos, existem as aftas que tem como causa alérgica, essas podem melhorar evitando o alimento alergênicos e a dor geralmente é local.

Existem as estomatites, nesse caso a criança apresenta além da afta, febre, fica irritada, não consegue comer direito, e a duração persiste por uma semana mais ou menos.

Na afta alérgica, além de evitar o alimento causador, poderá ser usado uma pomada anti-inflamatória. Já na estomatite, deve usar um analgésico em intervalos curto (aspirina antes dos 20 anos pode causar uma rara doença chamada síndrome de Reye, deve ser evitada).

Antibiótico para estomatite não resolve, por ser uma doença viral. Procure sempre orientação médica, caso deseje dar algum medicamento à criança.

A alimentação deve ser na temperatura mais fria, comidas com menos tempero, como macarrão só na manteiga ou com azeite e purê de batata ou mandioquinha, sorvete e iogurte, nesse período ajuda na recuperação.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>