Riscos e perigos durante gravidez

Existem riscos durante a gravidez que podem ser evitados para que não prejudiquem a mamaẽ e o bebê.

18/04/2011 14h41m. Atualizado em 17/07/2014 14h59m por:

 

Riscos durante Gravidez

O período de gestação é um momento muito especial na vida das mulheres, mas existem alguns perigos na gravidez que a mulher tem que estar atenta. É um momento em que os hormônios se alteram e, por isso, é comum a sensibilidade estar elevada e também as alterações de humor. Mas, infelizmente, a gravidez em alguns casos não é sinônimo apenas de felicidade e realização. O fato se explica porque algumas mulheres apresentam sérias complicações quando estão grávidas.

Perigos que existem durante a gravidez

Saiba logo mais os principais:

Pressão Alta: Algumas mulheres podem apresentar no período de gestação o que chamamos de hipertensão. O risco existe porque o tratamento escolhido deve ser eficaz, mas não prejudicial à saúde do bebê. Em estágios já avançados é um risco para a mãe e para a criança.

Infecção Urinária: A ocorrência de uma infecção urinária também é um problema sério. Isso porque as bactérias responsáveis por desencadear esse distúrbio podem ocasionar um parto prematuro com a ruptura prematura das membranas. O tratamento mais eficaz é o uso de antibióticos e acompanhamento médico.

Febre: Febres superiores aos 39,5ºC nos primeiros três meses da gestação elevam as possibilidades de aborto e de sequelas no sistema nervoso da criança. Já no final da gravidez as febres altas aumentam a chance de ocorrer um parto antes do tempo ideal.

Hemorragia: Nos últimos três meses, as hemorragias podem ser causadas por um desprendimento precoce ou localização anormal da placenta e infecção. A hemorragia aumenta o riso de aborto e perda de grandes quantidades de sangue no parto.

Incompatibilidade de Rh, quando a mãe é Rh-negativo,o pai Rh-positivo e o feto é Rh-positivo, nesse caso a mãe produz anticorpos contra o sangue do feto. Mas na primeira gravidez é dificil que ocorra aborto espontâneo.

O sangue da mãe não atravessa a placenta, sendo assim o sangue da mãe e do feto não tem contato na primeira gestação. O que pode ocorrer é que na hora do parto há rompimentos de vasos sanguíneos e mesmo da placenta, ai sim o sangue da mãe e do bebê entram em contato.

O corpo da mãe sendo Rh negativo reconhece o Rh positivo do filho, identificando-o como estranho, a resposta disso é  que ele cria anticorpos contra o Rh. Nesse caso é importante tomar uma vacina logo após o nascimento do primeiro filho, que vai inativar os anticorpos da mãe, e numa segunda gravidez não haverá consequências para o feto.

O tabagismo, o álcool e o abuso de medicamentos, são outras formas que além de prejudicar a saúde da gestante interferem no desenvolvimento do feto.

O mais importante é que a grávida faça um bom pré-natal, para que eventuais problemas sejam vistos a tempo e na medida do possível acompanhados e solucionados.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *