Diabetes e hipertensão na gravidez e suas causas

A diabete gestacional e a hipertensão durante a gravidez merecem cuidados especiais e acompanhamento médico.

13/05/2011 11h57m. Atualizado em 14/11/2014 15h25m por:

 

gravidez-hipertensão e diabetes

O diabetes, quando ocorre durante a gravidez, manifesta-se por uma sobrecarga hormonal causada pela gestação. Pode-se concluir que o diabetes gestacional costuma ser um aviso de uma tendência para a manifestação posterior de um diabetes não-relacionado à gravidez.

Diabete gestacional

O diabetes gestacional tem normalmente uma evolução benigna e é mais facilmente compensável (tratado) que aquele observado em paciente anteriormente diabética.

O diabetes predispõe a uma freqüência maior de mal formações no feto e se não for tratado adequadamente, produzirá bebês muito grandes (acima de 4 quilos), exigindo maiores cuidados durante o parto.

Hipertensão na gravidez

A hiperglicemia da mãe provoca um aumento da secreção de insulina no bebê (hormônio que “queima” glicose). Após o nascimento, essa insulina abaixa os níveis de glicose no feto devido à ausência da grande fonte de glicose existente na vida uterina, provocando a hipoglicemia (queda nos níveis de glicose no sangue) e fazendo com que necessite de correção. Os tremores são a representação mais comum da hipoglicemia no recém-nascido.

A causa da hipertensão na gravidez, ou seja, aquela que está diretamente relacionada à gestação ainda é desconhecida. Sabe-se, entretanto, que ela ocorre mais freqüentemente durante a primeira gestação. Os principais sintomas são edema (inchaço), dor de cabeça e perda de proteínas pela urina. Se não for convenientemente tratada, pode resultar em convulsões da mãe e em morte fetal.

É importante salientar que as complicações da hipertensão específica na gravidez podem ser todas evitadas com atendimento médico adequado e acompanhamento pré-natal.

Quer saber mais, veja:
Diabete Gestacional
Hipertensão e outras doenças na gravidez

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *