Cisto no Ovário: Tratamento e cirurgia

Cisto no Ovário, ovariano, ou quisto no ovário é uma formação benigna que pode aparecer nos ovários, mas existe a necessidade de acompanhamento médico.

24/07/2011 01h24m. Atualizado em 07/10/2014 09h53m por:

 

Cisto no ovárioVocês sabem o que são os ovários? Ovários são dois orgãos localizados em cada lado do útero. Eles são responsáveis pela produção de hormônios femininos, como o progesterona e o estrogênio, e pela produção dos óvulos. Mas e os cistos o que são? Cistos são pequenas tumorações compostas de líquido e substâncias semi-sólidas.

Cisto no ovário

O Cisto no Ovário são mais recorrentes em mulheres que se encontram nas idades reprodutivas, ou seja, em mulheres de 20 a 35 anos de idade, ou que já possuem algum distúrbio, como endometriose e inflamações pélvicas. Vale lembrar que a afirmação de que utilizar hormônios poderá vir a causar cistos é apenas mito.

Entretanto, o mais importante é saber quais sintomas são ocasionados pela ocorrência de cisto do ovário. Segundo especialistas, os cistos na maioria dos casos não causam dor. No entanto, em pacientes com um quadro mais avançado pode haver o aparecimento de sangramento causado pela torção ou pela ruptura desse cisto, ocasionando assim dores agudas na região abdominal.

A melhor maneira de descobrir se você possui ou não cistos no ovário é por meio da realização periódica do exame pélvico ou também chamado de ecografia ou ultrassonografia transvaginal ou pélvica.

Após essa etapa, o ginecologista poderá pedir ainda exames feitos em laboratórios para confirmar o diagnóstico. Vale também anotar as diferenças que você perceber em seu corpo e relatá-las ao seu médico.

Tratamento cisto no ovário

Para tratar os cistos no ovário, é preciso analisar primeiro o tamanho, o tipo e as características dos cistos e a idade da paciente.

Tais fatores determinarão qual tipo de tratamento é o melhor para cisto no ovário. Sendo assim, o distúrbio pode requerer um tratamento expectrante (no qual o cisto desaparecerá de forma espontânea) ou uma laparoscopia que é a realizada através de procedimento cirúrgico, onde se retira o cisto através de uma incisão pequena.

É preciso ter, uma atenção maior também com mulheres no período da menopausa ou após, e com garotas que não tiveram sua primeira menstruação. A maioria dos cistos no ovário com avaliação do ginecologista, pode ser tratado com anticoncepcional, para verificar a probabilidade de regressão do mesmo.

Tipos de Cisto no Ovário

cisto funcional

cisto seroso

teratoma

Endometrióticos

malígnos

Câncer de Ovário, ocorre em cerca de 1% das mulheres, geralmente aquelas com mais de 50 anos. Se não diagnosticados e tratados o mais rápido possível, podem levar a óbito.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *