A mulher pode engravidar durante a menstruação?

Quando se trata de gravidez tudo é possível, mesmo que seja raro.O melhor é a prevenção, se não deseja engravidar.

19/08/2011 14h43m. Atualizado em 24/07/2014 11h24m por:

 

engravidar na menstruação

A menstruação apesar de fazer parte da vida da mulher, ainda existem dúvidas do ato sexual durante a menstruação, se é prejudicial? Se corre o risco de engravidar durante a menstruação?

O ato sexual durante a menstruação não contamina, não causa infecção , o que ocorre é que a mulher fica mais vulnerável as doenças sexualmente transmissíveis, a orientação é usar preservativo durante o mesmo, é mais seguro e protege.

Outro ponto importante, é que o ph da do aparelho genital feminino fica mais alcalino, e o tampão que da proteção a subida de germes é substituido pelo sangue, nesse caso na hora das relações sexuais deverá ter cautela, pois qualquer infecção que ocorre nesse período será mais grave.

Risco de engravidar na menstruação

Apesar da mulher não ovular durante a menstruação e o útero não ter condições para receber a implatação do embrião, devido a descamação que acontece na parede interna do útero, a mulher deve se prevenir, pois existem casos raros de mulheres com ciclo irregulares engravidarem mesmo estando menstruadas.

Algumas mulheres têm ciclos de 28 dias, outras de 22 dias. Sendo assim, a ovulação pode acontecer poucos dias depois de iniciar a menstruação . E visto  que o espermatozóide pode se manter vivo no trato reprodutor por até três dias, podendo haver um encontro com o óvulo maduro. Sem falar no ciclo menstrual irregular,  pode haver uma “janelinha” fértil, embora seja raro, existe sim a possibilidade de engravidar durante a menstruação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *