Sopro no coração da criança – cirurgia

admin February 13, 2009 2

sopro coração

O pediatra, ao examinar seu filho diz que ele tem sopro, acalme-se. Se a criança tem sopro, não quer dizer que no futuro terá problemas cardíaco. Na maioria dos casos, é um sopro que desaparece com o crescimento e outras vezes permanece, mas terá vida normal . O sopro cardíaco, é o ruído que na ausculta se observa, ele aparece entre as batidas do coração, um som anormal produzido pelo fluxo de sangue turbulento.

Qualquer alteração no coração do bebê, pode ser diagnosticado ainda no útero da mãe, se for grave, dependendo do caso, a cirurgia é realizada logo após o parto. A cada 1.000 bebês que nascem, oito a dez têm algum tipo de problema cardíaco congênito, sendo necessário o acompanhamento do cardiologista infantil.

As cirurgias cardíacas são complexas. Nem todo sopro do coração é passivel de cirurgia, mas todo sopro requer uma avaliação para saber se ele esta relacionado a uma doença, que necessite de uma intervenção cirúrgica.

O exame indicado para certificar o sopro no coração da criança é o ecocardiograma (ultra-som do coração). Ele pode mostrar se é um sopro inocente e não tem significado nenhum. O sopro fisiológico ou inocente,  não há necessidade de fazer nada.

Mas há defeitos no coração em que há indicação cirúrgica precoce. Como a comunicação inter-ventricular ou se o canal arterial não se fechar como deveria. Dependendo da gravidade, as cirurgias cardíacas precisam ser feitas nos primeiros meses de vida da criança para evitar riscos futuros.

Relacionados »

2 Comments »

  1. Ina July 30, 2009 at 12:38 pm -

    Existe algum risco nessa cirurgia para bebes de 1 ano? Como é o pós operatório?
    Meu sobrinho vai precisar fazer e ja estou aos prantos.

    Aguardo.

    Bjo

  2. admin August 11, 2014 at 6:46 pm -

    hello

Comentar »

Comente via Facebook!