Grávidas podem viajar de avião?

Mulheres grávidas podem viajar de avião desde que a gravidez esteja transcorrendo bem.

09/09/2011 12h59m. Atualizado em 17/07/2014 15h42m por:

 

grávida pode viajar de aviãoViagens de avião durante a gravidez. Via de regra se não houver nenhum problema de saúde com você ou com o bebê, a grávida pode viajar de avião até o 7° ou 8º mês de gestação. Após esse período, pode correr o risco de trabalho de parto em pleno voo. Algumas companhias de aviação nesse período de gravidez, podem  exigir muitas vezes laudo médico. Sendo assim, tenha sempre em mãos um atestado médico para evitar problemas.

Os Vôos em cabines pressurizadas, normalmente não traz nenhum inconveniente a grávida,  a recomendação é que em viagem longas de avião a gestante use meias elásticas, que devem ser colocadas, de preferência, 3 a 6 horas antes do embarque. Também procure se movimentar para evitar problemas como o tromboembolismo.

Melhor período para grávida viajar de avião

De certa maneira é no segundo trimestre da gestação, caso a gravidez esteja transcorrendo bem. É que no primeiro trimestre muitas gestante ainda estão sentindo desconfortos como: enjôos, sonolências e outros.

Além do que, a grávida ainda pode ter episódios de sangramentos se houver despressurização ou fortes turbulência da aeronave, existe também o risco de deslocamento de placenta, um episódio tão temido pelas gestantes.

E dependendo de onde a grávida estiver indo viajar, não podemos esquecer que muitas vacinas elas não podem tomar, exemplos de viagens que necessitam vacinação prévia:  África e Ásia. Quanto aos detectores de metais que existem nos aeroportos, eles não fazem mal as grávidas por não serem aparelhos de raio X.

Antes de fazer alguma viagem de avião em qualquer período de sua gravidez, converse com seu ginecologista (obstetra) para que ele analise se não há problemas para você e te libere.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *