Natação para bebês: benefícios e o melhor momento

A natação para bebês depois dos seis meses, é a mais recomendada. Nesse período o bebê já tomou as segundas doses da maioria das vacinas e se movimenta melhor.

13/09/2011 23h22m. Atualizado em 13/11/2014 17h58m por:

 

natação para bebês

A adaptação do bebê ao meio líquido já vem desde da gestação. A criança no primeiro ano de vida tem um processo de maturação e desenvolvimento bastante acelerado. Até a idade de 5 anos cerca de 90% do cérebro da criança estará preparada para o futuro e a natação para bebês vai auxíliar e estímular essa fase.

A natação vai acrescentar ao seu bebê um desenvolvimento físico, social e psicológico, além de deixá-lo mais calminho, ele vai dormir melhor, o apetite tende a melhorar, como também ajuda na memória, e na prevenção de doenças respiratórias.

Natação para Bebês

O ideal para colocar seu bebê na natação é 6 meses de idade, devido aos primeiros meses ele ter mais necessidades fisiológicas (amamenta, dorme bastante e também tem cólicas).

Aulas de natação para criança geralmente são realizadas para cada faixa de idade, com músicas, brinquedos em e.v.a coloridos para chamar a atenção dela e motivá-la a ficar dentro da água. Outro ponto importante a participação dos pais nas aulas, são eles que passam confiança e segurança ao bebê.

A natação para bebê pode ser realizada o ano todo, mas no inverno deve-se ter alguns cuidados, a piscina tem que estar a uma temperatura entre 33º e 34º e o vestiário ser climatizado, para não haver choque térmico. Secar bem o cabelinho e cobrir a cabeçinha antes de sair do local de natação, e em qualquer época do ano tomar cuidado com o ouvido da criança.

Outro fator que atrapalha a criança a fazer natação são os processos alérgicos, geralmente as dermatite atópicas, devido a bactéria e cloro existente na água, nesse caso é bom dar um tempo.

Antes de matricular seu bebê em uma escola de natação, certifique com o pediatra da criança se ela esta liberada a fazer essa atividade. E outro ponto importante vá a natação com o bebê nos horários em que ele esteja mais disposto (sem estar com sono) e fome.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *