Benefícios do leite materno

A amamentação além de trazer benefícios para o bebê, ainda ajuda no enriquecimento e fortalecimento afetivo entre mãe e bebê pelo contato direto.

15/04/2009 14h53m. Atualizado em 03/03/2015 18h58m por:

 

benefícios da amamentaçãoOs benefícios que o leite materno oferece, além de estar sempre a disposição e prontinho para beber, é a maneira mais prática e também a mais adequada de fornecer alimento ao seu bebê, pois contém todas as substâncias necessárias para o seu crescimento e desenvolvimento, além de fatores de proteção imunológico, do desenvolvimento neurológico e do fortalecimento do vínculo materno com o bebê. A amamentação não é inteiramente instintiva no ser humano. Ela necessita ser aprendida e estimulada.

Benefícios do leite materno

Confira a seguir os motivos para dar o leite materno ao seu bebê, no que vai interferir e ainda não deixa de ser um ato de amor e doação ao seu filho.

1- A composição do leite materno é perfeita: proteínas, carboidratos, gordura, água e açucares estão presentes em quantidades ideal e um não interfere na ação do outro.

2- A digestão e a absorção dos nutrientes do leite materno ocorrem com maior facilidade.

3- Crianças alimentadas exclusivamente com leite materno apresentam menos quadros de infecção, devido ele ser estéril e livre de bactérias e ainda possui fatores de proteção.

4- O leite materno é ideal para alimentar seu filho, matar a sede e fornecer os anticorpos necessários para protegê-los de doenças.Portanto aquela história de “Leite fraco” não tem sentido.

5- A amamentação no peito é importante para desenvolver as mandíbulas e os demais orgãos que compõe a face e que posteriormente vão ajudar na fala. Ao sugar a criança faz força para retirar a quantidade necessária de leite e, assim, realiza movimentos coordenados que resultam, por exemplo, no posicionamento correto da língua atrás dos dentes anteriores.

6- Amamentar auxilia as mães a prevenir o câncer de mama. Quando a criança suga o peito, estimula a produção do hormônio ocitocina, responsável por fazer o útero se contrair, voltar ao normal e diminuir o risco de a mulher sofrer hemorragias.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *