Gravidez: vitaminas e nutrientes

Deve-se considerar a importância das vitaminas e nutrientes durante a gestação

16/07/2008 11h59m. Atualizado em 31/10/2014 21h37m por:

 

gravidez e vitaminas 1Na mulher grávida, ocorre várias transformações quando esta gerando um filho, para tanto ela precisa e necessita ficar de olho em sua alimentação. Afinal o  desenvolvimento e crescimento do feto  dependem exclusivamente da nutrição materna.

Na gravidez a mulher precisa consumir uma maior quantidade de vitaminas e minerais,  sendo que a falta de nutrientes no organismo da gestante, pode interferir no  peso do recém-nascido (bebês com baixo peso) e  até má formação fetal, sendo assim observe as dicas abaixo:

Ganhar energia na gravidez

No primeiro trimestre, a gestante deve manter sua ingestão energética semelhante à do período pré-gestacional, considerando a ausência de acréscimo nesta fase e os sintomas comuns, como enjôos e võmitos, que limitam uma ingestão energética mais elevada.

gravidez e vitaminas 2

Alimentação balaçeada na gravidez

Depois, o adicional energético é gradativo até o final da gestação, levando-se em consideração o ganho de peso e, em contrapartida, a diminuição da atividade física. Além disso, é importante alertar que as dietas neste período não podem ser restritivas, pois, nesse caso, oferecem riscos tanto para a mãe quanto para o feto.

gravidez e vitaminas

Uma alimentação com nutrientes e vitaminas

Proteína na Gravidez

A recomendação de proteína é de 60 g/dia, devendo, pelo menos, ser 50% de alto valor biológico. Assim, a gestante deve ingerir porções satisfatórias de alimentos de origem animal. As vegetarianas necessitam aumentar a ingestão de alimentos como tofu, grãos integrais, nozes e sementes.

Lipídios na gravidez

A gestante deve ingerir alimentos que sejam fontes de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, haja vista sua importância para o funcionamento do sistema uteroplacetário

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *