Como é a visão do recém-nascido e algumas doenças que podem alterá-la

O amadurecimento da visão do recém-nascido acontece aos poucos e o desenvolvimento neurológico completo desse sentido só se conclui entre seis e oito anos de idade.

 
 

visão do recém-nascido

Como é a visão do recém-nascido. O mito que os bebês só enxergam preto e branco já foi desmentido. O amadurecimento da visão acontece aos poucos e o desenvolvimento neurológico completo desse sentido só se conclui entre seis e oito anos de idade.

O aparelho visual do recém-nascido já se encontra formado ao nascer. Dentro do útero, ele já responde a estímulos visuais, mesmo não tendo luminosidade. A capacidade de focar vai melhorar no decorrer dos seis meses após seu nascimento.

A acuidade visual no recém-nascido é muito baixa, ele a princípio tem reflexo. Aos dois meses o bebê começa a distinguir cores. Essa distinção de cores só vai concretizar por volta dos três ou quatros anos de idade.

Visão do bebê nos primeiros seis meses

Os principais avanços acontecem nos primeiros seis meses de vida, veja as etapas:

AO NASCER: enxerga o que está perto e ao seu redor, entre 15 cm e 40 cm, em forma de vultos enevoados, sem detalhes e profundidade e com algumas cores.

-2 MESES: o bebê não consegue distinguir entre um gato ou uma criança que passe por perto.

-3 MESES: a criança ainda tem dificuldade de coordenar o alinhamento dos olhos.

-6 MESES: já distingue o gato e a criança. Começa a ver objetos em três dimensões e tem maior visão de espaço.

Algumas doenças podem prejudicar a visão do bebê

Se na gestação a mãe adquirir doenças como rubéola, toxoplasmose, infecções intra-uterinas e sífilis, o bebê terá maiores chances de contrair algum problema oftalmológico. Nesses casos, a melhor alternativa é fazer um exame completo nos olhos, assim que o bebê nascer.

O teste do olhinho vermelho é um dos mais importantes: ele é capaz de detectar catarata congênita, tumores, traumas pós-parto e erros de refração, como a miopia, a astigmatismo e a hipermetropia.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>