Sexo pós parto

Vida sexual pós parto, não existe uma regra, vai depender de cada casal, apesar dos médicos recomendarem que seja após 40 dias.

07/10/2011 23h56m. Atualizado em 17/07/2014 16h02m por:

 

sexo pós partoExistem algumas dúvidas por parte do casal na questão sobre o sexo logo após o parto, abaixo temos algumas respostas que talvez possa ajudar a esclarecer o assunto em questão.

– Quando que as relações sexuais estão liberadas após o parto?

Mesmo que esteja tudo bem, é aconselhável esperar pelo menos 40 dias para ter relação sexual. Isso nos dois tipos de parto: normal devido as descamações que a vagina sofre durante o parto e no caso da cezariana, porque ainda pode ocorre contaminação.

– Pode ocorrer vaginismo pós-parto?

O vaginismo acontece quando a mulher involuntáriamente contrai os musculos vaginais, dificultando a entrada do orgão masculino. Geralmente é de fundo emocional. O que acontece mesmo e tem maior incidência após parto é a dispareunia (dor na relação). Isso porque ainda existe uma sensibilidade onde o bebê passou e também houve alterações hormonais nesse período todo, a lubrificação vaginal diminui consideravelmente. E fora tudo isso a mulher esta com sua atenção voltada para o bebê, sem muita disponibilidade para o relacionamento íntimo do casal, é um tempo de adaptação, mas que deve ser conversada entre o casal para que a relação não fique abalada, na realidade é só ter paciência e compreensão nesse momento de mudanças, principalmente pelo companheiro e papai.

Na mulher existem muitas mudanças, além das hormonais, as emocionais. Quando chega o bebê ocorrem as inseguranças relacionadas aos cuidados daquele “ser” tão pequenininho e indefeso, e se a mulher tiver engordado além da conta, acaba mexendo também com seu ego, então nesse momento muita calma e atenção.

– No caso de ressecamento vaginal pós parto o que fazer?

Para suprir o aconselhável é o uso de lubrificante como o K Y Gel, é aquoso e possui caracteristicas semelhantes ao natural. Quanto aos oleosos como é o caso da vaselina não é aconselhavel pode irritar mais do que ajudar nesse caso.

– O que é sinfisite púbica pós parto?

Sínfise pubiana é a junção dos dois ossos púbicos. Com a produção do hormônio relaxina durante a gestação, existe uma abertura desses dois ossos, para que o bebê na hora do parto possa sair. Com o esforço exagerado ou o peso da criança, pode haver uma movimentação da bacia da gestante, ocorrendo atrito entre os ossos pubianos na altura da sínfise, com isso aparece inflamação, denominada sinfisite púbica. Pode ser que permaneça aberta após o parto dificultando a melhora da inflamação. Com isso também pode atrapalhar a relação íntima, pois ocasiona dor. A avaliação médica é importante, dependendo da inflamação o tratamento poderá ser feito com hidroginástica e massagens efetuadas por profissionais habilitados, fisioterapia com ondas elétricas e calor local ou em alguns casos é receitado medicamentos como antiinflamatórios.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *