Movimento fetal: Quando o bebê começa a mexer, qual a sensação?

Sentir o bebê mexendo dentro do ventre é uma sensação indescritível e única para qualquer grávida.

12/10/2011 17h07m. Atualizado em 17/07/2014 15h59m por:

 

movimento fetal

Quando o bebê começa a mexer, qual a sensação? No período da gestação alguns sintomas são clássicos e mais cedo ou mais tarde as futuras mamães vão conhecê-los, umas sentem um pouco de enjôo e só, outras mamães parecem estar recheadas e passam os 9 meses sentindo tudo que uma grávida “tem direito!” Calma, calma, não é nada assustador, viu? São sintomas que vocês já estão cansadas de conhecer ou ouvir falar.

De manhã, ao olhar aquela xícara de café que você tanto adora, surpresa: um enjôo terrível que faz embrulhar o estomago só em sentir o cheiro. Depois de um tempo, aquele sono insuportável que mal a deixa ficar de olhos abertos enquanto assiste a Grizelda, de “Caras e Bocas”. Alguns dias passam e aí vem ele, o tão esperado atraso menstrual; você faz o teste e lá está: o tão esperado POSITIVO! É você está gravidérrima!

Como disse anteriormente, creio que esse seja o momento mais lindo vivido por uma mulher: a maternidade! É um dom divino saber que um serzinho tão pequenino está crescendo dentro de você e logo estará em seus braços enchendo seu coração de amor!

Primeiros movimentos do bebê dentro da barriga

Durante a gestação, alem dos sintomas iniciais citados acima, ocorrem outras inúmeras mudanças no corpo das futuras mamães, dentre eles, acho que o mais esperado é a hora de sentir os primeiros movimentos de seu bebê. Ainda não tive o privilégio de ser mãe mas, tive a sorte de presenciar inúmeras gestações e ver o quanto o primeiro “chute” do bebê é esperado. A essa movimento damos o nome de movimento fetal.

Os primeiros movimentos de seu anjinho geralmente iniciam-se na 20ª semana de gestação com movimentos suaves que toda mamãe por menos experientes que sejam vai perceber, mas, além disso, alguns sintomas um pouco chatinhos surgem. É comum nessa fase que você sinta azia, dor na lombar e algumas mamães ficam com os pés mais inchados.

Além do surgimento desses sintomas chatinhos, o que mais costuma incomodar as mamães são as cólicas que surgem devido a movimentação do feto (não ocorre em todas as mulheres) é mais do que normal, viu? Os meses vão passando e seu baby vai crescendo e se desenvolvendo, o espaço para ele fica cada vez menor e os movimentos também serão diferentes, embola de um lado, as vezes do outro.

A estimulação externa é sentida pelo bebê mesmo ainda estando em sua barriga. Sons de vozes e música podem ser “respondidos” com movimentos do pequenino. Nossa, deve ser perfeito!

Bebês também dormem dentro da barriga da mãe

Nessa fase tão maravilhosa, seu bebê já tem costumes, viu? Ele costuma dormir num horário diferente do seu. A cada hora de atividade dentro da sua barriga, o bebê tira uma sonequinha de aproximadamente 20 minutos, com isso, é normal muitas mamães se queixarem com a frase “eu tento dormir, mas ele não deixa!” hehe….Pensando pelo lado positivo: você já vai treinando as noites em claro que vai ter que passar nos primeiros meses de seu herdeiro, não é verdade?

Os especialistas sugerem que lá ao fim do 7º mês da gestação, a mamãe vá se acostumando a deitar sempre do lado esquerdo. Faça o possível para seguir essa recomendação já que dessa forma, a circulação renal ficará favorecida tanto para você quanto para seu pequenino, que também recebera maior oxigenação e menos toxinas da mamãe.

Final da gravidez, evite deitar barriga pra cima

É, chegamos ao oitavo mês de gestação e falta pouquíssimo tempo para que você possa ver o tão sonhado rostinho de seu filho/a. Recomenda-se que nessa fase, a gestante continue deitando sempre do lado esquerdo e, eventualmente no direito. Evite deitar de barriga para cima para que não sinta palpitações, queda de pressão e sensação de falta de ar, comuns nessa fase.

Curta sua gravidez o máximo que puder! Sem duvida, deve ser algo único na vida de uma mulher! Tire muitas fotos do barrigão, aproveite os mimos que seu maridão (ou namorado) vai aumentar ainda mais e, toda felicidade do mundo para você e seu presentinho de Deus!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *