Alterações de humor na gravidez

As oscilações de humor e sentimentos durante a gestação, principalmente no início é visto como normal, se devem as mudanças hormonais que ocorrem nesta fase.

23/10/2011 19h43m. Atualizado em 17/07/2014 15h45m por:

 

alteração humor na gravidez

Num artigo recente eu citei, dentre outros sintomas do início da gestação, a mudança de humor, lembram? Pois é, além de ser um sintoma comum, ele também é responsável por muitas situações chatas, além de aborrecimentos durante a gestação, o que não é nada bom para seu bebê, certo?

Mas, com o apoio da família, amigos e claro do futuro papai, você tira isso de letra. Sendo assim, saber mais a respeito de tais mudanças no estado emocional na gravidez é muito importante não só para você, mamãe, como para todos que compartilham a espera de seu pequeno/a.

Estado emocional da grávida

Oscilar entre tristeza e alegria num mesmo dia (não, isso não é transtorno bipolar! é algo comum no estado emocional da grávida, que além de enfrentar o turbilhão de mudanças hormonais, nesse momento se encontra em total processo de transformação de seu corpo e, claro, sua mente que agora precisa focar em como vai ser a vida com mais 1 membro na família, né?

Sabemos bem que além de muito amor e alegria, a chegada de um bebê na família significa grande custo financeiro também, já que roupas e fraldas são usadas a perder de vista. Sabendo disso, é super normal que as futuras mamães fiquem mais apreensivas, preocupadas com o “novo”, o que está por vir e, não é novidade que questionamentos sejam feitos a todo tempo, como: ”Será que o dinheiro vai dar?” Será que o pai vai reagir bem ao nascimento”? “Será que nossa relação vai esfriar?” “Vou conseguir ser uma boa mãe?

Fiquem calmas, mamães. As alterações emocionais são mais fortes somente nas primeiras 12 semanas de gestação, em seguida, isso tende a ser menos freqüente. Na hora que sentir que essa variação de humor está pegando você, saia para dar uma volta, converse com seu bebê (isso, na barriga ele já ouve todos os sons e certamente sabe qual a voz da mamãe!), assista um filme, só não vale drama, né?

Enfim, procure ocupar a mente, fazer coisas que lhe proporcionam prazer. Tome cuidado com alimentação, optando por frutas, verduras e alimentos mais leves. Mas caso seja muito acentuada essa alteração de humor na gravidez, procure por um profissional.

Não se esqueça que tudo isso vai valer a pena na hora que você olhar bem nos olhinhos de seu bebê e ver como ele é perfeito!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *