Sonhos na gravidez: porque ocorrem e significados

Devido as alterações psicológicas que ocorrem durante a gravidez, a gestante tende a sonhar mais. Os sonhos ajudam a mente a se equilibrar, trazendo para o consciente medos e inseguranças que surgem nesse novo episódio da vida da mulher.

03/11/2011 21h38m. Atualizado em 17/07/2014 16h28m por:

 

sonhos na gravidez

Significados dos sonhos na gravidez. Sonhar é algo muito comum em todas as fases de nossa vida, não é mesmo? Aliás, esse tema é alvo de muita discussão entre médicos e especialistas.

Enquanto os esotéricos discutem sobre o significado de sonhos na vida real e até em visões, os médicos defendem a tese de que sonhar é simplesmente a expressão de nosso subconsciente, que não para de trabalhar mesmo enquanto dormimos. Bem, cada um com suas concepções.

Gestantes costumam sonhar bastante no primeiro trimestre de gravidez

Mencionamos esse assunto para vermos como sonhar é algo importante, seja significando algo ou não. Durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre da gravidez, as gestantes costumam sonhar mais do que o normal; algumas vezes são sonhos tão reais (vívidos) que as mamães chegam a demorar a separar o real do imaginário quando acordam. Já para outras gravidinhas, é um sonho mais louco que o outro! A pergunta é: porque as gestantes sonham tanto durante a gravidez?

Segundo especialistas em neurologia, uma das principais causas do aumento dos sonhos durante a gravidez são as grandes alterações hormonais e emocionais que ocorrem no organismo da grávida. O conteúdo dos sonhos simboliza de alguma forma, os medos e as angústias das mães, totalmente compreensíveis antes da nova e importante etapa da sua vida que esta prestes a se iniciar, ter sob sua responsabilidade os cuidados de outro ser humano.

3 tipos de sonhos mais comuns e seus significados

Segundo Hillary Grill, autora do livro “Dreaming for two” (“Sonhando por dois”), estes são três dos sonhos mais comuns entre as futuras mamães:

Sonhos sobre a saúde do bebê: Significa a preocupação da mamãe com seu pequeno. Simboliza a vontade de que o baby nasça saudável e cheio de energia.

Sonhos com água: Não importa qual seja a sua forma, mar, piscina ou até mesmo uma torneira. Pode significar a conexão da mãe com a natureza.

Sonhos com o esposo/namorado: É comum, sonhar que o companheiro esta cometendo adultério. Isso se explica pela vulnerabilidade da mulher durante o período da gravidez, ainda mais com respeito a mudanças físicas (ganho de peso, inchaço, mudanças na libido.)

Viu como é normal? Para ter um sonho tranqüilo, que tal um chazinho relaxante como a erva-doce ou camomila? Uma massagem nos pés, feita pelo marido também é uma ótima pedida! No mais,bons sonhos, mamães!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *