Como lidar com a ansiedade na gravidez

Gerar um filho é um ator de amor, mas também de muitas responsabilidades. Isso no período de gravidez pode gerar na grávida ansiedade, que deve ser contornada com muito diálogo.

06/11/2011 13h04m. Atualizado em 17/07/2014 16h22m por:

 

ansiedade na gravidezComo lidar com a ansiedade na Gravidez? Sem duvida alguma a gravidez é um momento que alem de trazer muita alegria para a mamãe e todos que a cercam, traz também muitas expectativas quanto ao futuro do bebê que esta vindo.

É mais do que natural que preocupações com gastos financeiros, despesas extras, bem como o que fazer para manter a família com mais um membro, surjam nesse período.

Além de todas as questões “praticas”, sem dúvida alguma, o estado emocional da grávida também se abala muito com toda a preocupação da futura mamãe em conseguir suprir todas as necessidades de seu baby, os planos para o futuro de seu anjinho, a dedicação ao baby, além do medo do parto (que muitas têm), e do pós-parto. Sabemos que o nascimento de um bebê requer muita energia física e mental da mãe e para isso, ela precisa estar segura tanto como mulher, quanto como mãe.

Ansiedade na gravidez

Devido a tantas questões que norteiam a cabecinha da gestante por toda a gravidez, é preciso ficar atenta com o nível da ansiedade desenvolvida já que este pode trazer conseqüências desagradáveis para a mamãe, além de afetar o desenvolvimento de seu bebê, que vive todas as emoções da mamãe, sejam elas positivas ou negativas, nesse caso, eles se manifestam por meio de alguma agitação.

Já está comprovado que graus elevados de ansiedade durante a gravidez podem acarretar em partos complicados e até mudanças no comportamento da criança, podendo demonstrar maior irritabilidade ou ainda, dificuldade para pegar no sono.

Sabemos que é inevitável evitar a ansiedade durante este período em que tantas modificações emocionais e físicas ocorrem, sendo assim algo normal no inicio da gestação, mas, caso esse estado persista por todo o período da gravidez, prejudica mamãe e bebê.

Controlar o stress na gravidez

Gestantes procurem impedir que o stress faça parte de seu dia a dia para isso não fique ruminando seus problemas arranje alguém que confie para compartilhar suas dificuldades. Colocando para fora os equivocos fica mais fácil de serem solucionados, acarretando com isso paz.

Procure não pensar muito no futuro, planejar é bom , mas existem coisas que fogem de nossos planejamentos, ninguem sabe o que pode acontecer no dia de amanhã, futuro é futuro, ninguem pensa que vai ter dor de cabeça daqui a uma semana, se agir assim vai sofrer antes e pode chegar na semana seguinte e a dor de cabeça não aparecer.

O companheiro e pai de seu bebê é essencial nessa hora de ansiedade na gravidez, mas você tem que expor as suas dúvidas e questionamentos, ele não vai adivinhar o que esta te preocupando. Companheirismos nessa hora é primordial, afinal esta sendo formada uma família ou mesmo a aumentando,  tudo deve ser regado com muito amor, carinho e dedicação. Portanto, tente ter uma gravidez o mais calma possível. Isso será um ato de amor para com seu filho (a).

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *