Importância do colostro: primeira vacina do bebê

O colostro contém anticorpos e todos nutrientes que fortalecem o sistema imunológico do bebê, dizem ser a primeira vacina da criança.

15/11/2011 23h18m. Atualizado em 19/11/2014 21h56m por:

 

colostro

A importância do Colostro para o bebê. A gravidez é repleta de mudanças que envolvem tanto o nosso sistema emocional quanto o físico. Nessa fase imagino que inúmeras duvidas e expectativas rondam a cabecinha dessas futuras mamães que esperaram tanto por esse momento: ansiedade, alterações no humor, sensibilidade a flor da pele, e mudanças no mínimo curiosas no corpo como é o caso do aumento dos seios (apontado pela maioria das grávidas e mamães como uma das melhores mudanças!) e a liberação de uma secreção.

Colostro vêm anterior ao leite materno

Depois de crescerem o necessário e se desenvolverem para amamentação, é hora de liberar o primeiro “leite” que é um liquido “estranho”e que  se chama Colostro, vêm anterior ao leite materno. O colostro é uma verdadeira vacina para seu bebê, já que é rico em proteínas, hiper necessários para o recém nascido. Aliás, o colostro começa a ser produzido a partir da 16ª semana de gestação, caracterizado por uma substancia amarelada e viscosa.

Sabemos que um certo desconforto irá surgir durante as relações sexuais entre você e seu parceiro, já que a tendência é sair ainda mais secreção, mesmo assim, o importante é saberem que isso é algo normal e necessário para o bebê de vocês dois.

No dia-a-dia, uma ótima dica é o uso de absorventes próprios para serem usados por dentro do sutiã, protegendo a roupa e evitando o mico de andar molhada por aí. É importante trocar os absorventes sempre que possível para que o cheiro de leite não fique evidente, convenhamos, não é nem um pouco agradável, não é?

Em alguns casos, o colostro cessa durante a noite, mas, como isso não é uma regra, vocês podem utilizar um sutiã feito de algodão, que é próprio para amamentação. O modelo é especial e por isso proporciona maior conforto na hora de dormir.

Algumas mulheres optam por utilizar uma tolha ou plástico coberto por tecido, embaixo do lençol para evitar que o colostro manche o colchão. Isso acontece porque dormindo de lado, seu seio é pressionado, causando o vazamento.

Não adianta: você vai passar por isso e, apesar de incomodo, é de extrema importância para seu bebê, alguns consideram o “pré leite” Colostro, uma verdadeira vacina, além de ser rico em proteínas, ele é rico em anticorpos. O  colostro também ajuda na limpeza do intestino do recém-nascido, ajudando a eliminar o mecônio (uma substância esverdeada que são expelidas nas primeiras fezes), portanto, sendo assim é de suma importância.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *