Intimidade do casal após bebê nascer

Após o nascimento de um filho, é necessário que haja muita compreensão entre o casal, por ser um período de readaptação na vida conjugal com a chegada de mais um membro da família.

24/11/2011 08h40m. Atualizado em 17/07/2014 16h16m por:

 

Intimidade do casal pós parto

Como preservar a intimidade do casal após a chegada do bebê? É unanimidade a máxima dita em alto e bom som, pelas mamães: “depois que meu bebê nasceu nada mais ficou como antes”, acertei? Acho que ouço essa frase pelo menos umas 5 vezes por semana, sem brincadeira! Mas, esse “desabafo” maternal não é lorota não, é a mais pura verdade já que com a chegada de um filho na família, a rotina de uma casa, assim como a vida pessoal e profissional também muda drasticamente.

Já que o assunto é mudança após a chegada do mais novo membro da casa, não há como deixarmos de falar em um fator muito importante e que, creio eu, é um dos que mais se altera com a chegada de um filho: a intimidade do casal, principalmente no período de adaptação do momento novo.

Recém nascido depende de cuidados

Um bebê recém nascido depende de você para tudo, seja para se alimentar, trocar a fralda, como até mesmo mudá-lo de posição no bercinho. Você, mamãe, é tudo que ele tem nesse momento e, claro, isso exige muita dedicação e em muitas das vezes, acarreta em alguns “sacrifícios” na vida conjugal. Se você pensou no “item” “menos atenção ao maridão”, acertou em cheio! Pudera, somos seres humanos e estamos bem longe da perfeição para estar sempre presente em tudo e para todos.

É normal nessa fase da chegada do bebê, que seu esposo sinta falta daquela atenção antes só sua e, em alguns casos, isso gera até em certo ciúme, mas nada que com muito diálogo e equilíbrio, não possam ser resolvidos.

Vida sexual após parto

A vida sexual do casal muda depois que o bebê chega, já que depois do parto, alem da preocupação com o baby, a mulher sofre grandes mudanças corporais e hormonais, tendo assim, o humor, bem como a auto-estima, pra lá de alterados.

Alguns maridões são mais compreensivos nessa fase e entendem perfeitamente que sua amada precisa de um tempo para se readaptar a vida de “não grávida”, mas, existe a outra parcela que não lida nada bem com o tempo necessário da esposa e a cobram demais, alem de não entenderem a “ausência” momentânea.

Em contrapartida, os papais que foram presentes em toda a gestação, acompanhando todas as mudanças na vida da esposa, dificilmente são incompreensíveis na adaptação pós-parto, já que provavelmente se envolveram tanto ou igual a elas na chegada do bebê (lembram da síndrome da couvade?).

A vida sexual em pouco tempo volta ao normal, ou, para alguns casais, nada muda e até melhora! Caso vocês não tenham tanta sorte assim, seja sincera com o companheiro, e mais: mostre a ele que é tão importante quanto você para o pequeno (a). Deixe e incentive a participação dele no cuidado com o anjinho. Isso além de fazê-lo se sentir bem mais interado, promove uma ligação maravilhosa entre pai e filho.

Aconselho as mais novas mamães do pedaço, a sempre que possível, levar o maridão as suas consultas, para que ele possa ouvir do próprio medico tudo isso que você vai dizer a ele E, claro, conversem. Você tambem precisa entender que ele assim como você, está tendo sua vida toda modificada e então, precisa da sua compreensão.

Nada de briguinhas bobas que de nada ajudam e ainda atrapalham o descanso do baby de vocês. Procurem sentar e conversar calmamente, deixe que ele diga tudo que tem vontade, procure identificar do que mais ele sente falta na vida conjugal de vocês. Depois, reflita bem e veja se você não tem desequilibrado um pouco sua atenção e deixado o fofo um pouco de lado.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *