Como saber se o bebê encaixou no final da gestação

O encaixe do bebê no final da gestação ocorre naturalmente, só é necessário um acompanhamento médico para verificar qual tipo de parto irá ocorrer.

26/12/2011 14h21m. Atualizado em 17/07/2014 16h32m por:

 

final gravidez como saber se o bebê encaixouO final da gestação parece ser o mais penoso para passar; sua ansiedade é tão grande que o tempo parece não correr. Além disso, é nesse período que dúvidas e mais dúvidas surgem a respeito do parto, dos sinais que antecedem o mesmo, além de saber se seu bebê já está ou não na posição correta para o nascimento. Nada mais normal já que foram 9 meses de espera, não é mamãe?

Posição do bebê para o parto

Quanto a posição de seu bebê para o parto, este é de grande importância, já que é a partir daí que seu obstetra define se a posição em que o pequeno está, é favorável ou não para o parto normal. Afinal, como saber se o bebê encaixou no fim da gestação?

Mesmo sendo muito relativo esse tempo para cada gravidez, em casos de mamães de primeira viagem, o “encaixe perfeito” ocorre por volta da 36ª semana de gestação, mas, calma: isso não significa que seu pimpolho vai nascer antes da hora, viu? Esse encaixe ao qual me refiro é definido pelos médicos pela posição onde a cabecinha ou bumbunzinho do bebê está fixa na pelve da mamãe, sem se mexer tanto como antes.

Conforme seu bebezinho vai crescendo em sua enorme e linda barriga, a parte inferior do útero fica mais larga para que cabeça ou bumbunzinho do bebê (ele pode estar sentado, o que impossibilita um parto normal) fique perfeitamente encaixada na cavidade pélvica. Preciso comentar: a natureza é perfeita, não é mesmo?

É normal que você sinta menos dificuldade para respirar ou ainda, tenha menos azia, mas, a bexiga fica ainda mais solta, além de sua barriga começar a ficar mais baixa.

encaixe do bebê

Encaixe do bebê no final da gestação

Os médicos sinalizam que não é necessário se preocupar com o encaixe e seu bebê, caso ainda não tenha acontecido. Eles explicam que as contrações resolvem isso e tudo corre normalmente. Caso você tenha dúvidas, converse com seu médico assim que for se consultar novamente. Ele vai saber te dizer se o baby já está “em ponto de bala” ou não, só pelo toque em sua barriga.

Se você ainda tem menos de 36 semanas, mas, já vem sentindo pressão na região da vagina ou sente que o bebe está fazendo força para baixo, vale a pena conversar com seu médico para avaliar se existe risco de parto prematuro. No mais, o melhor é tentar controlar a ansiedade que só atrapalha nessa reta final. Saiba que isso influencia muito nessa reta final, alem de ser transmitida para seu bebê.

Sei que é difícil, mas tente manter a calma e confie no seu médico (isso é essencial). Logo seu bebê chega!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *