Separação do casal na gravidez

Separação do casal durante a gravidez pode até trazer sequelhas para o bebê se não for pacífica e com uma boa dose de compreensão.

26/01/2012 08h29m. Atualizado em 06/04/2013 16h08m por:

 

Separação do casal na gravidezA chegada de um bebê é sempre sinônimo de muita união e felicidade para o casal principalmente porque agora terá um novo membro na família. Infelizmente isso não acontece em todos os casos. Para alguns casais, é justamente nessa fase que muitos problemas vêm à tona e, se o casamento já não ia muito bem, tudo é motivo para brigas e discussões e, algumas vezes, a separação é inevitável.

Sabemos bem que a gravidez é uma fase delicada tanto para a futura mamãe quando para o papai. Alem de experimentar um turbilhão de emoções durante os nove meses, a gestante precisa cuidar do maridão da melhor maneira possível já que em alguns casos, eles ficam tão sensíveis quanto elas, se sentindo excluídos e até ameaçados com a chegada do “concorrente” Isso não é proposital, aliás, é algo inconsciente até.

Psicólogos especializados em gestantes e na relação mamãe e bebê, afirmam que é muito difícil não se abalar com a situação:

“Por mais insuportável que possa estar à relação, a separação conjugal durante a gravidez se tornar um alívio para o casal, o momento implica em sonhos desfeitos e em perdas para ambos. E, com um bebê a caminho, tudo tende a ficar mais delicado e merece cuidado.”

O que fazer para evitar separação do casal durante gravidez

As ações dos hormônios nesse período influenciam muito as mulheres e conseqüentemente, os parceiros, portanto, é muito importante que o casal observe bem o que de fato esta prejudicando a relação, antes de decidir por uma separação.

Em muitos casos, os psicólogos orientam que o casal busque ajuda profissional de psicanalistas ou psicoterapeutas. As sessões podem ser feitas de forma individual ou com o casal. Com o acompanhamento, ambos vão aprender a lidar melhor com a situação, alem de buscar uma forma mais madura e consciente, solucionar ou amenizar os problemas para que uma separação seja evitada.

Mais importante que tudo isso é o fato de que a mulher precisa estar em equilíbrio físico e mental para que a gestação seja tranqüila e saudável tanto para ela como para o bebê. Os pais precisam saber que é importantíssimo que a vida do bebê comece da forma mais tranqüila possível, em um ambiente que contribua para sua saúde mental.

Caso a separação do casal seja inevitável durante a gravidez, a dor é algo que vai acontecer de qualquer jeito. Nesse caso os psicólogos salientam:

” é importante que cada um, apesar da dor da separação, tente cuidar de suas questões com a mais serenidade se isso for possível.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *