Drogas na Gravidez: Riscos para mães e bebês

Durante a gravidez a gestante deve evitar qualquer tipo de droga (ilícita ou licita), inclusive se for tomar qualquer medicamento deverá informar ao seu médico, para que ele autorize ou não.

02/02/2012 12h54m. Atualizado em 06/04/2013 23h07m por:

 

Drogas na Gravidez Riscos para mães e bebêsA gestação é sempre um período de muita felicidade e expectativas para as futuras mamães que, sabem que além de comemorar muito, precisam estar ainda mais atentas a saúde, afinal, agora ela responde por dois e as drogas na gravidez não combina com o momento.

A cautela é tão grande que medidas como suspensão máxima de medicamentos (até mesmo um simples antigripal) e o simples ato de tingir os cabelos são recomendados pelos obstetras, já que o uso de ambos podem ocasionar problemas ao feto e a mamãe. Problemas como diabetes, hipertensão e até convulsões podem ser provocados caso a gestante não siga as orientações médicas, restringindo ao máximo o consumo de toda e qualquer substância nociva a saúde.

Infelizmente são muitas as gestantes que sofrem com a dependência química que, não se resume só ao consumo de drogas ilícitas como também as “legais”: cigarro, bebida alcoólica, calmantes, tranqüilizantes, dentre outros. Nesse caso a situação é bem mais complicada por se tratar de um vício e, que muitas vezes as grávidas não conseguem evitar durante a gestação, prejudicando e pondo em risco a vida dela e ainda mais a do bebê que esta em  formação.

A intenção aqui não é criticar ou julgar ninguém, por favor! Nossa preocupação é trazer para todas as futuras mamães,  as conseqüências que o consumo de drogas na gravidez  trará  para seu bebê  e para sua saúde dela também.

Efeitos das Drogas na Gravidez

CIGARRO (Fumo e Tabaco):
O consumo da nicotina do tabaco durante a gravidez pode levar ao retardo do desenvolvimento do feto, bem como aumenta muito as chances de parto prematuro, alem de peso abaixo do esperado para o recém nascido. Felizmente, as fumantes que suspendem o habito antes de engravidarem ou logo no inicio da gestação, não correm risco algum.

ÁLCOOL
Os problemas causados pelo álcool ocorrem em todo o período da gravidez e variam de gravidade dependendo da quantidade ingerida pela gestante. Dentre os problemas ocasionados pelo consumo de bebida alcoólica estão o retardo do crescimento do feto (baixo peso ao nascer ou malformações de gravidade variadas) conhecida como Síndrome Alcoólico-Fetal que pode levar a má formações no crânio e na face do bebê, além de serem acompanhadas pelo desenvolvimento psicomotor atrasado.

CALMANTES
As gestantes que possuem o habito de consumir calmantes frequentemente devem ficar atentas e largar esse vicio o quanto ante, pois dependendo do período da gravidez, assim como a dosagem utilizada e seu tempo de uso tais medicamentos podem causar inúmeros problemas ao bebê. Se os medicamentos são utilizados já no s primeiros meses de gestação, o risco de má formação na boca do bebê (lábio leporino e palato fendido) é grande.

Se o uso dos calmantes já ocorre a mais tempo (durante toda a gestação, por exemplo), a criança pode vir a apresentar uma síndrome de abstinência, já que absorve tudo que a mãe consume durante seu desenvolvimento, ficando assim, dependente do medicamento também. Dessa forma, são constantes efeitos como tremores, vômitos, respiração acelerada, inquietação e até mesmo irritabilidade.

COCAÍNA E MACONHA
Infelizmente é cada vez mais comum o uso dessas drogas por mulheres grávidas e, os riscos dessa dependência são ainda maiores que os outros. Dentre eles estão
– Microcefalia (cabeça muito pequena devido ao crescimento incorreto do cérebro);
– Anomalias na retina
– Morte súbita durante a infância;
– dificuldades no aprendizado por toda a vida
– Baixo peso ao nascer;
– Hipertensão na gestante;
– Parto prematuro devido a deslocamento de placenta.

Drogas que contaminam

Se a droga é usada por via intravenosa (injetável) ainda existe o risco de contaminação da gestante por vírus HIV, causando o risco da transmissão da Síndrome da Imunodeficiência adquirida – SIDA (AIDS) para o feto.
Se você pretende ou já está grávida, procure seguir estas recomendações:
– Evite o uso de qualquer droga (ilícita ou licita) durante toda a gravidez;
– Não utilize nenhum tipo de medicamento por conta própria. Consulte o médico em qualquer situação e só use o que for receitado pelo mesmo;
– Sempre que for a algum medico ou dentista, informe que está grávida antes de qualquer procedimento;
– Procure fazer ao menos 6 consultas com o obstetra antes do nascimento do bebê (pré-natal).

ATENÇAO: Se você usa medicamentos para doenças como diabetes, epilepsia, hipertensão arterial ou outra que exija tratamento constante, NÃO PARE o uso das medicações receitadas sem antes consultar seu medico. A interrupção súbita além de ser altamente prejudicial a sua saúde, também põe em risco a vida do bebê. O médico é a melhor pessoa para orientá-la quanto ao tratamento adequado.

Seguindo essas dicas (que vocês já estão cansadas de ver e ouvir, claro!), é só relaxar e curtir a chegada do seu bebezinho que com certeza, virá com muita saúde!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *