Engravidar após laqueadura: espontaneamente ou com reversão (salpingoplastia)

Hoje existe uma técnica para reversão de laqueadura chamada Salpingoplastia, caso a mulher queira ser mãe novamente, mas é necessário uma boa avaliação médica para ver as possibilidades.

09/02/2012 16h42m. Atualizado em 24/07/2014 11h44m por:

 

gravida após laqueaduraEstava tudo certo: vocês resolveram não ter mais filhos e curtir apenas os filhos que só crescem. Afinal, é muita responsabilidade, sem contar o alto custo financeiro com a educação e alimentação dos pequenos. Eu disse tudo certo? Hum… Sei não!

O tempo passou e muitas coisas aconteceram na sua vida. A tal promoção no emprego chegou, o negócio próprio vem gerando cada vez mais lucros ou, o primeiro casamento não deu certo e o “digníssimo” atual sonha com uma miniatura da amada. E agora? Boa notícia: esse quadro será que pode ser revertido?

É chamado de ligadura de tubas uterinas, o procedimento que inviabiliza a gravidez da mulher, visto que a técnica consiste em fechas as tubas do útero. Sem ele, o óvulo não é liberado e, portanto, os espermatozóides não chegam ao sistema reprodutor.

Até pouco tempo atrás era dito que uma vez feita a laqueadura de trompas, a mulher nunca mais poderia engravidar. É, mas as coisas mudaram depois de surgirem casos de gravidez após o procedimento, sem que a mulher desejasse.

Seria isso o resultado de uma cirurgia mal sucedida? Bem, pesquisas feitas recentemente apontam que não. O risco de gravidez após a ligadura de trompas é mínimo, cerca de 1%, mas, ele realmente existe. Ou seja, dentre 100 mulheres, 1 pode ser a sorteada!

É possível engravidar após laqueadura

Nesses casos, as trompas são recanalizadas espontaneamente (aí, nem adianta… o bebê tinha que vir!!) ou uma aberta surge nas trompas. Daí o encontro do óvulo com o espermatozóide volta a acontecer e pronto: bebezinho chegando! As mulheres mais suscetíveis a situações do tipo são as mais jovem que, naturalmente possuem maior fertilidade.

Mas, se você ao contrário de quem não desejava outro bebê, está louca para ser mãe novamente e se arrepende como ninguém de ter feito a ligadura de trompas, saiba que existe uma cirurgia de reversão. Tal procedimento é chamado de salpingoplastia e funciona da mesma forma que acontece com as reversões espontâneas, ou seja, as tubas são recanalizadas por meio de uma micro cirurgia, porém, complexa.

Por isso, é necessario que apois decidir pela reversão a mulher procure seu medico o quanto antes já que quanto mais jovem e com menos tempo de esterilidade a mulher tiver, mais chances do procedimento dar certo. Em contra partida, o tempo passa e tudo fica mais difícil devido a queda da fertilidade da mulher que acontece após os 30 anos.

As chances de uma gravidez após essa cirurgia são de 80%, mas, segure a ansiedade até o período de 6 meses a 1 ano. Por outro lado, diferentes estudos concluíram que somente 3 a cada 10 mulheres conseguem engravidar após a laqueadura. Daí pode-se tentar a reprodução assistida.

Como vimos, possibilidades existem, mas, os 100% de fertilidade que você tinham não voltam mais, isso é fato. Portanto, antes de decidir por um procedimento de tamanho impacto para sua vida, pense mais de uma vez até ter total certeza, já que por mais que a medicina avance, acredito que nenhuma técnica de reversão se compara ao dom que adquirimos naturalmente e, por motivos diversos, abrimos mão. Pensem nisso!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

2 Comentários em Engravidar após laqueadura: espontaneamente ou com reversão (salpingoplastia)

  1. Quero saber se tem condições de engravidar depois de 32 anos laqueada

  2. Avatar Diana Miranda disse:

    Boa Tarde, eu gostaria de saber se existe alguma possibilidade de eu voltar a engravidar porque fiz laqueação mas a minha médica disse que eu só estava ” amarrada, não sei se pode se reverter essa laqueação. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *