Tempo seco cuidados com as crianças

Existem alguns artifícios a serem utilizados em tempo seco, principalmente para proteção à saúde das crianças.

21/02/2012 20h07m. Atualizado em 19/11/2014 21h57m por:

 

tempo seco e as criançasAs matérias sobre saúde são essenciais para obtermos e ampliarmos nossos conhecimentos. Tentamos trazer temas importantes de serem abordados no dia a dia ou até mesmo temas mais curiosos, nosso site está sempre com as notícias mais novas ou até com as melhores dicas para que os leitores tenham uma vida mais saudável.

É por isso que na matéria de hoje falaremos um pouco sobre a saúde das crianças, mais especificamente nos cuidados que é preciso ter com os pequenos em dias de tempo muito seco.

O tempo seco se caracteriza pela baixa umidade do ar, ou seja, são aqueles dias em que não se chove por um espaço de tempo. Tal condição será favorecedora do aparecimento de infecções, especialmente quando falamos do chamado grupo de risco, que compreende doentes crônicos, idosos e crianças. Mas porque o tempo seco interfere nisso? Vamos explicar.

Quando existe baixa umidade do ar, haverá mais partículas em suspensão, como os ácaros e o enxofre que sai dos escapamentos dos carros, as quais serão inaladas por todos.

Com isso, pode haver uma ardência nos olhos, bem como o seu ressecamento. O nariz e a boca também podem passar por esse mesmo processo. Outra conseqüência do tempo seco para crianças será o agravamento de doenças respiratórias.

Cuidados com as crianças em tempo seco: o que fazer

Sendo assim, para livrar as crianças das doenças que se intensificam em dias de tempo seco, a principal atitude é a hidratação. Procure oferecer água a todo o momento. Você deverá também evitar expô-las ao sol por um longo período.

Veja outras dicas que podem te ajudar.

As crianças não deverão fazer atividades físicas das 10 às 17h em dias secos, deixe no quarto um balde com água ou uma toalha molhada (principalmente a noite), cuidado com o umidificador elétrico que pode ocasionar bolor e mofo, use cloro para limpá-lo e não o deixe ligado o tempo todo, lembre-se de fazer inalações com soro fisiológico e utilizá-lo para lavar o nariz e os olhos.

Deixe os ambientes arejados, sem poeira e não fume dentro de casa e evite locais com muita concentração de pessoas e lembre-se a higienização das mãos é essencial e cuidados com a pele, fazer uso de hidratantes.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *