Parar com soluço da criança

Fiquem sabendo que a maioria dos soluços não se caracteriza como doença e tem como evitá-lo.

16/02/2012 22h08m. Atualizado em 19/11/2014 21h57m por:

 

Soluço da criança

Criança pequena sempre causa um susto atrás do outro, não é? Hiper normal, mamães. As mudanças no tempo, bem como a saúde mais frágil, causam resfriados mais constantes, gargantinha inflamada e a temida febre. Por isso vai a dica: nunca deixem seus pequenos sem assistência médica. Vejo isso pela sobrinha(linda) que vire e mexe aparece com um resfriadinho, por mais que sejamos cuidados. Enfim, tais intercorrências fazem parte da vida de mães e filhos nos primeiros meses e as vezes se prolonga na infância.

E por falar em intercorrências, existe mais uma muito comum por sinal que se não passa, logo nos deixa apavoradas; quem nunca ficou tensa ao ver o bebê soluçando sem parar? Ele começa com um “Ãh!”, depois, mais dois “Ãh” e a coisa aumenta…daí vem a vovó com as simpatias da fita vermelha na testa, papelzinho com saliva, e até encher a criaturinha de água. Será que dá certo? Porque acontece o soluço acontece com tanta freqüência nos bebês?

O pediatra Marcelo Reibscheid explica que mais de 80% das crianças tem soluços diários e até mesmo mais de uma vez no dia. “Nos recém-nascidos, pode ocorrer todo dia e mais de uma vez por dia. O soluço é um movimento natural e indolor do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, e corresponde a uma espécie de treino para o aparelho respiratório”.

Essa contração súbita do diafragma por ocorrer por inúmeros motivos. A pediatra Clery Bernardes explica que os soluços acontecem quando o bebê chora muito ou chupa chupeta por muitas horas ou fica com a boca aberta muito tempo. “A ingestão excessiva ou muito rápida dos alimentos ou a posição errada da mamadeira também podem provocar soluços, completa Dr. Marcelo.

Até o fim do primeiro trimestre e no início do segundo as crianças soluçam com maior frequência, mas os pediatras explicam que mesmo incômodos, os soluções são inofensivos e aos 6 meses de vida, seu bebê fica livre deles.

Amenizar ou evitar soluços em seu bebê

– Verifique a forma como amamenta e usa a mamadeira;

– Caso o bebê faça um ruído estranho no início da sucção, retire o anjinho do peito e o posicione novamente, fazendo com que ele abocanhe a aréola de forma mais ampla;

– Faça pausas na amamentação. A ingestão muito rápida do leite pode provocar os soluços;

– Se ele usa mamadeira, ponha-o para arrotar com mais freqüência, dando intervalos durante as mamadas. Se for maiorzinho, a dica é que as refeições aconteçam em locais mais tranqüilos para que os pequenos não tenham pressa para comer;

– Evite que ingiram líquido durante as refeições, o que pode distender o abdômen e causar o soluço;

Mais algumas dicas importantes para evitar o soluço: “O ideal é que a criança não mame totalmente deitada, não chupe chupeta demasiadamente e faça uso de mamadeiras que possuam bicos e orifícios adequados, para evitar que o ar entre na hora de sugar o leite”. caso a criança tenha crises fortes e prolongadas de soluço, que as deixe chorando muito ou até mesmo perda de peso, procure um pediatra. Explica a Dra. Clery.

Quanto aos pequenos sustos para soluço, os médicos aprovam a iniciativa desde que não assustem os bebês. Ele explica que com o susto, o organismo libera adrenalina que inibe a contração do diafragma, eliminando o soluço.

Em contrapartida, eles explicam que técnicas como beber água com o nariz tampado, ficar respirando dentro de um saco e ficar um tempo sem respirar são técnicas para adultos e não para os pequenos. Para eles, isso é extremamente perigoso.

Viram só? Nem é nada demais, mas, vamos combinar: é insuportável soluçar.Imagina para nossos bebês que não entendem o que acontece e nem sabem falar? O jeito é seguir a risca todas as dicas dadas pelos especialistas e assim, evitar ao máximo o aparecimento desse incomodo.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *