Engravidar tomando anticoncepcional

Há vários fatores para que uma mulher engravide mesmo tomando pílula, um deles é o esquecimento, principalmente se estiver próximo ao período fértil.

07/03/2012 19h54m. Atualizado em 24/07/2014 14h11m por:

 

engravidar tomando anticoncepcionalQue o sexo é uma das principais maravilhas do mundo, acho que nem preciso falar não é? Ainda mais quando praticado com a pessoa que amamos e, claro, com consciência dos riscos das relações desprotegidas. Mas, mais perigoso ainda para as mulheres que não pretendem ser mães é a maternidade.

Por isso mesmo, muitas aderiram a algum método anticoncepcional além da camisinha (que é a única a prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis – DSTs). Dentre tantas opções disponíveis, a pílula anticoncepcional é a mais tradicional e também a mais procurada pela mulheres.

Efeitos colaterais e dosagem de anticoncepcional

Antigamente os efeitos colaterais do medicamento eram severos em algumas pacientes. Enjôos intensos, retenção de líquido, dores de cabeça e náuseas eram constantes no uso inícial. Hoje em dia, a variedade de pílulas só cresce, sendo cada uma mais moderna que a outra.

De dosagens cada vez mais baixas, os efeitos colaterais das famosas pílulas composta pela combinação de hormônios femininos são a forma que a mulheres encontraram de prevenir uma gravidez indesejada, mas, o que muitas esquecem é que seu consumo inadequado pode aumentar e muito o risco de uma possível gravidez.

Cada pílula possui uma forma de administração. Existem aquelas com 21 dias e as de 28, famosas por suspender a menstruação. Portanto, o primeiro passo é conferir qual tipo você utiliza para saber como funciona a forma de ingeri-la corretamente e caso isso não ocorra você sim pode engravidar tomando pílula.

Esquecer de tomar a pílula

Muitas mulheres acham que se esquecer de tomar a pílula por 1 ou 2 dias (consecutivos ou não) e tomar assim que lembrar as que faltaram, é normal e nada vai acontecer, puro engano. Eu já pensei assim e por sorte não virei mamãe antes do tempo.

Os próprios ginecologistas explicam que a cada esquecimento, parte da eficácia do anticoncepcional é reduzida, por exemplo, se você esqueceu de tomar uma única vez, mas, lembrou e ingeriu a pílula nas primeiras 24 horas após o esquecimento, a eficácia vai diminuir mesmo que 2%. Ou seja, 2% mais chances de engravidar caso não use o chamado método de barreira.

O fato é que, não dá pra confiar 100% no anticoncepcionais a partir do momento em que você esquece uma única pílula. Sim, é hiper possível engravidar tomando pílula anticoncepcional, desde que seja de forma inadequada. Esqueceu 1 comprido ou mais? Usem camisinha até o fim da cartela e no início da próxima para evitarem sustos.

Outra coisa: se nas primeiras 24 hs após ingerir uma pílula, você apresentar problemas gastrointestinais como diarréia ou vômito, a eficácia do medicamento também é reduzida já que após tais episódios citados, o efeito da pílula não é alcançado a tempo. Então, método de barreira adicional, please!

O negócio é não ouvir tudo que as pessoas falam com base no senso comum e tirar toda e qualquer dúvida sobre a administração de seu anticoncepcional com o seu ginecologista e não com a amiga que toma a mesma pílula que você e muito menos com a bula, ok?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *