Tentar nova gravidez após aborto

Superando um aborto e partindo para uma nova gravidez.

25/08/2012 16h15m. Atualizado em 24/07/2014 14h04m por:

 

aborto e uma nova gravidezHoje falaremos sobre tentar uma nova gravidez após aborto. Poucas coisas devem doer tanto quanto a dor de uma mãe que vê seus planos desmoronarem a partir de um aborto espontâneo. Imagino que seja algo terrível, um verdadeiro corte na alma. Tudo que foi planejada após poucos minutos, se esvai como poeira no vento.

Aborto

São inúmeras as causas de um aborto espotâneo. Acidentes que podem ocorrer durante a gestação, ocasionando na morte do feto. Também há casos onde a causa é tida por alguma desordem no organismo, o que até ser descoberto geralmente causa frustações e sofrimento, por copnta de abortos por repetição.

Felizmente a maioria das mulheres que já sofreram um aborto, dão a volta por cima e realizam o sonho da maternidade. Para isso, é essencial que a mulher tenha todo o suporte familiar para passar pelo período que segue a um aborto, principalmente se não é a primeira vez que isso aconteceu.

Não podemos deixar de lembrar que não é somente a mulher que sofre, seu companheiro também planejou a chegada do bebê de vocês. Mesmo assim, arrisco-me a dizer que por uma questao até mesmo biológica, nós mulheres, sentimos muito mais a perca de um bebê, até mesmo pela responsabilidade e o sentimento de incapacidade que permeia muitas mulheres no periodo pós aborto. Cabe a você, mulher, entender que diante dessa situação, não tem como ter qualquer controle, exceto quando a interrupção é planejada, claro.

Superar aborto e tentar nova gravidez

Psicólogos orientam ao casal que passa por esse período delicado no relacionamento a levar em consideração dois aspectos de extrema importância se quiserem seguir em frente com sua vida e o sonho de aumentar a família:

Evitem os sentimentos de culpa: Vocês não tiveram culpa pelo que aconteceu e não adianta se responsabilizarem pelo ocorrido. Busquem forças um no outro, conversem sobre o assunto se acharem valido de forma a entender melhor tudo que acontecer. E, respeitem o tempo. Só ele vai trazer as respostas que procuram;
Procurem aconselhamento psicológico – com a ajuda de um profissional, vocês vão perceber que os sentimentos e emoçoes não devem ser rejeitados, tendo o casal que falar sobre os mesmos a fim de vencerem qualquer barreira sobre o assunto. Só assim, estarão prontos para superar a perda.

Vale lembrar

Que mesmo com as sessões no psicólogo, o casal não deve se isolar do resto do mundo. Pelo contrário, trocar experiências com pessoas que enfrentaram o problema é algo que pode ser de grande ajuda, além de renovar as forças do casal.

Isso é importante para ver que não é só vocês que passaram pela situação de perder um bebê ; muitos casais sofreram e agora podem compartilhar com vocês o que fizeram para continuar rumo ao sonho de uma família.

Juntos e seguindo em frente, um apoiando o outro, sem dúvida alguma, vocês vão superar essa fase.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *